GESTÃO: Sistema Ocepar discute fundamentos do ESG no 6º Fórum de Excelência

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar promoveu, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), o 6º Fórum de Excelência, na tarde desta terça-feira (28/09), pela plataforma Microsoft Teams, com a participação de profissionais de diversas cooperativas paranaenses. O evento, com o tema “ESG: protagonismo e estratégia”, discutiu os fundamentos do ESG - Environmental, Social and Governance (ambiental, social e governança, na tradução em português), que estão mobilizando as organizações a adotarem novas práticas e padrões de sustentabilidade visando tornar seus negócios mais competitivos e seguros.

Palestrantes - “Vocês já praticam a sustentabilidade há muito tempo. Os princípios do cooperativismo estão imbuídos no que nós convencionamos chamar, a partir da década de 1980, de sustentabilidade. Por isso, eu acho que existem muitas oportunidades para as cooperativas”, afirmou o diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Linkevieius Pereira, que ministrou palestra com o tema “Um olhar global dos impactos do ESG no ambiente empresarial” no evento. Já a diretora do Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil, Glaucia Terreo, falou sobre ESG e as normas GRI. “A GRI, assim como outros instrumentos de gestão para a sustentabilidade, vêm falando o seguinte: é importante trabalhar as questões tangíveis, contabilizadas, relatos financeiros, mas também é importante acompanhar e saber como ocorre o processo de criação dessa riqueza, desse recurso financeiro”, disse.

Banco Central - O Fórum teve ainda a participação do coordenador de Projetos do Departamento de Crédito Rural do Banco Central do Brasil, Silvio Carlos, que discorreu a respeito da “Agenda BC# Sustentabilidade: a importância das práticas de ESG”. “As nossas iniciativas fazem parte do pilar da sustentabilidade da Agenda BC#, lançada há um ano mais ou menos, no dia 8 de setembro de 2020. Em primeiro lugar, por que o Banco Central está envolvido com essa questão? Recentemente, a lei complementar que aprovou a autonomia do BC também colocou como objetivo fundamental assegurar a estabilidade de preços. Uma vez atingido esse objetivo, o banco pode se dedicar a perseguir os outros três objetivos subsidiários: zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro nacional, suavizar as flutuações da atividade econômica e fomentar o pleno emprego”, afirmou. Também participou do Fórum o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro (Derpo) do BC, Cláudio Filgueiras.

Compêndio de Boas Práticas - No evento, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez a apresentação do Compêndio de Boas Práticas de Governança Cooperativa, produzido pelo Sistema Ocepar. “Esse é o primeiro compêndio. Nós esperamos que possamos trazer outras edições exatamente para divulgarmos as boas práticas das cooperativas paranaenses”, ressaltou.

Links - Clique nos links abaixo para conferir os áudios produzidos pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio PR Cooperativo.

Glaucia Terreo, diretora da GRI no Brasil

Carlo Linkevieius Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global

Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop/PR

 

 

Conteúdos Relacionados