GREVE DOS FISCAIS: Zonta pede providências urgentes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O deputado catarinense Odacir Zonta, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Câmara Federal, fez pronunciamento ontem (11/09), na Câmara Federal, onde discorreu sobre o caos instalado com a greve dos fiscais federais do Ministério da Agricultura. "Trago o clamor e o pedido urgente urgentíssimo de todas as entidades relacionadas com o agronegócio e a exportação brasileira. Trago o clamor das cooperativas agropecuárias e agroindustriais. O clamor das cooperativas de transportes, que têm a responsabilidade de levar mercadorias do centro de produção aos portos e de transitar entre as fronteiras dos países do Mercosul. Trago o clamor do setor florestal, do setor moveleiro, enfim, de todos os setores que exportam e que dependem da certificação feita pelos fiscais agropecuários e pelos agentes de inspeção, profissionais ligados ao Ministério da Agricultura", apelou o parlamentar.

Paralisação dura 2 semanas - Segundo Odacir Zonta, a paralisação completa 2 semanas, causando prejuízos enormes a todos os setores econômicos. "As câmaras frias já estão totalmente tomadas pelos estoques e, daqui a pouco, persistindo a greve, teremos que paralisar o abate de animais, prejudicando sensivelmente os produtores brasileiros na avicultura, suinocultura, bovinocultura, nos setores lácteo, florestal, madeireiro, de pescados e outros. Não é possível que, numa situação dessas, não possamos contar com a sensibilidade e com a habilidade do governo em busca de uma solução", frisou. Segundo o deputado, o Ministério da Agricultura está empenhado numa solução, mas falta sensibilidade, principalmente por parte do Ministério do Planejamento. "Deve-se ter sensibilidade para a importância sócio-econômica do setor, pois é quem promove o superávit da balança comercial, responsável por 36% dos empregos diretos".

Gesto de boa vontade - Afirmando que poucos detalhes faltam para um acordo que põe fim à greve, o presidente da Fencoop disse que "não é possível fechar a porta agora. Basta um gesto de boa vontade. Temos certeza de que haverá um acordo para a suspensão definitiva dessa greve, a fim de atender os agentes de inspeção e os servidores administrativos do Ministério da Agricultura, que penam há muitos anos para receber tratamento adequado".

Conteúdos Relacionados