HOMENAGEM: Lunkes, ex-presidente do Sicredi, é cidadão honorário do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ex-presidente da Central Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, recebeu, na noite de ontem, o título de Cidadão Honorário do Paraná, em solenidade realizada no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná, presidida pela deputada Cida Borghette. Estiveram presentes, fazendo parte da mesa, os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski; da Confederação Sicredi Brasil, Alcenor Pagnussat; da Central Sicredi Paraná, Manfred Dasenbrock; os deputados estaduais Reni Pereira e Plauto Miró, e o deputado federal Eduardo Sciarra, além dos prefeitos de Missal, município onde Lunkes residiu, e de Medianeira. Participaram também da solenidade o presidente da Fecomércio, Darci Piana, os presidentes das cooperativas Lar e Frimesa, respectivamente Irineo da Costa Rodrigues e Valter Vanzella, além dos presidentes das cooperativas e colaboradores da Cental Sicredi, prestigiaram a solenidade. Um significativo número de associados das cooperativas Lar e Sicredi Cataratas do Iguaçu, cooperativas de origem de Seno Lunkes, vieram prestigiar o ex-presidente da Central Sicredi. O superintendente do Sistema Ocepar, Nelson Costa, e o diretor executivo da Frimesa, Elias Zidek, também compareceram à solenidade.

Determinação e liderança – O deputado Élio Lino Rusch, autor da proposta de concessão do título, fez o primeiro discurso, justificando a homenagem em função dos inúmeros serviços prestados por Seno Cláudio Lunkes ao cooperativismo, especialmente no Sicredi, que liderou por nove anos. Rusch enalteceu as qualidades de Lunkes como líder determinado em busca dos objetivos traçados, enaltecendo também suas qualidades como pai de família e cidadão de comportamento idôneo. “Ao levantar mais de perto sua vida, pude sentir que sua família, os seus amigos, os seus companheiros de trabalho, o colegiado de Associados, o corpo de funcionários do SICREDI, seus diretores, Caro Seno, lhe tributam uma admiração sem igual, principalmente, porque sua simplicidade se traduz em paternidade. Contagia a todos e eleva a todos. Vossa Senhoria é venerado como exemplo imperecível de coerência moral. É visto como fonte inspiradora. E como é bom, confortante, poder entregar esse título de Cidadão Honorário, dentro desse contexto. Vossa Senhoria configura-se num verdadeiro exemplo de dignidade, de decência e de honradez. Diuturnamente enaltecendo o cooperativismo”, frisou Rusch.

A serviço do cooperativismo - O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, apontou as principais ações de Lunkes na sua trajetória a serviço do cooperativismo. “Lembro do Seno como conselheiro fiscal da Cotrefal, hoje Lar, interessado em buscar informações para prestar um bom serviço à sua cooperativa”, disse. Koslovski enumerou o trabalho de Lunkes como presidente da Sudcoop (Frimesa), como diretor da Ocepar, como membro do Conselho Especializado de Crédito da OCB e da Ocepar (cargo que ainda exerce como coordenador) e como presidente da Central Sicredi. “O Sicredi deve uma parcela muito grande do seu crescimento do ao Seno Cláudio Lunkes. Ele profissionalizou o sistema. Teve a coragem de estruturar, aglutinar e até extinguir cooperativas”, frisou Koslovski.  .

Currículo e realizações – Seno Cláudio Lunkes nasceu em 1941 em São Paulo das Missões (RS), foi seminarista redentorista e, ainda na juventude, foi trabalhar na Cooperativa São Rafael. Em 1966 veio ao Paraná, radicando-se na Linha Padre Feijó, município de Missal. De 1980 a 1985 foi diretor secretário da Cotrefal (Lar) e de 1985 a 1997 presidiu a Sudcoop (Frimesa), quando saiu para presidir a Cooperativa Central de Crédito Rural do Paraná (atual Central Sicredi) no momento que as cooperativas de crédito do Paraná aderiram ao Sicredi. Coordenou a consolidação do sistema no Paraná, promovendo a estruturação das cooperativas num sistema coeso e forte.

O lado familiar – O lado familiar foi um dos pontos de destaque da solenidade de entrega do título ao Seno Cláudio Lunkes, mostrado em depoimentos gravados em vídeo pelos familiares. O próprio presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, enalteceu esse lado familiar, afirmando que ele “vive a família, sempre atento em ajudar filhas e familiares”. Esse comentário emocionou à presidente da mesa, a deputada Cida Borghette, que pediu licença para quebrar o protocolo e comentar esse fato, que considerou altamente positivo. A solenidade de entrega do diploma ao ex-presidente do Sicredi, que ocorreu após a apresentação da Banda da Polícia Militar, foi aplaudida demoradamente durante a solenidade.

Conteúdos Relacionados