IMERSÃO: Cooperados da Integrada dos núcleos de Londrina e Uraí visitam Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de cerca de 80 cooperados e colaboradores dos núcleos de Londrina e Uraí da cooperativa Integrada visitou, nesta quinta-feira (04/06), a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O objetivo da visita foi conhecer melhor a casa do cooperativismo, a estrutura e os serviços que o sistema  oferece para o setor. Entre os visitantes estavam representantes dos grupos femininos e jovens da cooperativa.

Suporte - O diretor secretário da Integrada, Sérgio Otaguiri, que acompanhou o grupo, disse que esse tipo de visita é fundamental para todos os cooperados conhecerem o trabalho que o Sistema Ocepar desenvolve. Ele lembrou da época da fundação da cooperativa, na década de 1990, e disse que “a Ocepar nos deu todo o suporte”. Otaguiri contou que o nome da cooperativa foi sugerido pelo atual presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, considerado “o padrinho da Integrada”.     

Não estão sozinhos - O grupo foi recebido pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. Ele destacou o trabalho que a Integrada vem fazendo de organizar grupos de cooperados para visitarem o sistema. “É muito importante que vocês venham aqui e nos conheçam melhor para saber que vocês não estão sozinhos”, destacou. Mafioletti lembrou que nenhum outro setor cresceu tanto no Brasil nos últimos 30 anos como o agropecuário, do qual a Integrada faz parte, e isso é mérito das cooperativas. “O agro começou a dar certo no Brasil, mas continua sendo uma atividade de risco”, ponderou, frisando que a atuação em cooperativa é fundamental para fortalecer o setor.

Mulheres - O superintendente falou também sobre a participação das mulheres e disse que a Integrada foi uma das cooperativas que saiu na frente nesta questão. “As mulheres quando participam prestam atenção, anotam tudo, fazem perguntas e, por isso, melhoram a gestão das propriedades e das cooperativas”, pontuou.  Mafioletti destacou também a contribuição dos imigrantes japoneses para o setor agropecuário e especialmente para a Integrada que tem um grande número de descendentes entre seus cooperados, colaboradores e dirigentes.

Educação Política - Um dos programas apresentados aos visitantes foi o de Educação Política, que tem por objetivo conscientizar a comunidade cooperativista sobre a importância do voto consciente para eleger representantes que defendam o agronegócio e o cooperativismo e apoiar o trabalho dos deputados e senadores que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). “Muitas vezes as pessoas não querem se envolver em política, mas é preciso entender que neutralidade é uma coisa e omissão é outra”, observou a coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva. “Se não discutirmos política e não nos envolvermos, outros vão decidir por nós”, acrescentou. 

Números - Os colaboradores Rodolfo Bonetti e Raquel Palhano apresentaram os grandes números do cooperativismo mundial, nacional e estadual, destacando que entre as 300 maiores cooperativas do mundo, nove são brasileiras e que das 300, 32% são do ramo agropecuário, ao qual a Integrada participa. Eles falaram também sobre os resultados de uma pesquisa realizada pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) que revelou que 63% dos consumidores consideram que o fato de um produto ser produzido por uma cooperativa pesa em sua decisão de compra.

Serra do Mar e Porto de Paranaguá - Nesta sexta-feira (05/07), a programação do grupo inclui a descida da Serra do Mar de trem e uma visita ao Porto de Paranaguá. A viagem é organizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur).   

Conteúdos Relacionados