IMERSÃO EM COOPERATIVISMO: Grupo da Frimesa fará um roteiro de três dias pelo Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 30 funcionários da Frimesa reuniram-se na Sala de Treinamento da Ocepar, em Curitiba, na manhã desta sexta-feira (03/11), para dar início ao curso de Imersão em Cooperativismo, realizado pela Cooptur com o apoio do Sescoop-PR. A idéia central que sustenta essa iniciativa, segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, Leonardo Boesche, é “aprender cooperativismo fazendo turismo”. Nesta manhã, os participantes ouviram uma palestra sobre cooperativismo, ministrada pelo superintendente do Sistema, José Roberto Ricken, e depois conheceram a sede da Ocepar, que foi inaugurada há sete meses, após uma ampla reforma.
Cooperativismo na prática - O superintendente falou sobre a origem, os princípios e o que é necessário para uma cooperativa dar certo. Para que uma cooperativa tenha sucesso, Ricken destacou que é fundamental avaliar a necessidade e a viabilidade dessa cooperativa, além de mantê-la dentro da legalidade e com uma administração eficiente. Ele apresentou também alguns dados que dão a dimensão do cooperativismo atualmente. Segundo Ricken, no mundo todo, 40% da população está ligada ao cooperativismo. No Brasil, apenas 8%. E, no Paraná, cerca de 20%. O superintendente explicou que o cooperativismo busca elevar a renda e a qualidade de vida das pessoas, além de ter compromisso com a comunidade. “A cooperativa não tem sócios. São os sócios que têm a cooperativa”, resumiu.
Aprender – Para Simone Mittmann, assistente operacional da Frimesa, participar desse projeto de imersão é muito interessante porque, nas palavras dela, “passamos a entender melhor nossa importância na construção da sociedade”. Ela acrescentou que a imersão aprofundou seus conhecimentos em cooperativismo. O auxiliar de produção da Frimesa Milton Costa, que trabalha há dois anos e meio na cooperativa, destacou que para ele é muito importante participar do evento, pois pode compartilhar o que aprendeu com os colegas que não participaram da imersão. “Foi muito interessante aprender como é o processo de criação de novas cooperativas”, disse Costa. Os funcionários selecionados pela Frimesa para participar da imersão fazem parte do grupo vencedor de um concurso organizado pela Cipa da cooperativa.
Roteiro – Depois da palestra e da visita à Ocepar, o Grupo da Frimesa segue para a Colônia Witmarsum, no município de Palmeira, onde haverá degustação de queijos finos, almoço típico germânico e palestra sobre Reconversão de Atividades. Depois o grupo segue para Prudentópolis e Entre Rios. Nesses lugares também estão previstas palestras e visitas a pontos turísticos e culturais, entre eles a Igreja São Josafat e ao Museu do Milênio (Prudentópolis) e café típico suábio em Entre Rios, onde o grupo também visita a fábrica artesanal de chopp Donau Bier. Eles encerram o roteiro no dia 05/11, quando de Entre Rios retornam para Medianeira.