IMIGRAÇÃO HOLANDESA: Almanaque volta a ser publicado após reformulação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Almanaque Imigrantes voltou a circular após passar por reformulação editorial e gráfica. De acordo com os editores, a ideia é estabelecer uma linguagem multimídia, integrando o conhecimento produzido pela publicação ao site (www.parquehistoricodecarambei.com.br). Na edição mais recente, a de número 09, o leitor vai conhecer o que está sendo desenvolvido no Parque Histórico de Carambeí pensando na sustentabilidade de suas atividades. Além disso, o Almanaque apresenta mais uma marca da presença holandesa no Estado, com a comemoração dos 50 anos da chegada dos primeiros holandeses em Arapoti. Traz ainda um novo capítulo da série "Invenção Carambeí" e muito mais.
A publicação - O Almanaque Imigrantes é uma publicação do Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí, desenvolvido pela Associação do Parque Histórico de Carambeí, dentro das comemorações do centenário da imigração holandesa no Brasil e no Paraná, cuja celebração culminará em 2011.
Trata-se de uma coleção composta por 50 fascículos que apresentam um conjunto de informações sobre a identidade holandesa na formação da sociedade brasileira. Começou a ser publicado em abril de 2010, em edições quinzenais e, ao seu final, o leitor deverá ter um panorama sobre a história dos holandeses no Brasil e no Paraná. O Almanaque tem patrocínio institucional da Cooperativa Agroindustrial Batavo e conta com o apoio da Prefeitura de Carambeí, Secretaria de Estado da Cultura, editora Toda Palavra e Sistema Ocepar/Sescoop-PR. Todas as edições estão disponíveis no site do Parque Histórico de Carambeí (www.parquehistoricodecarambei.com.br).