IMIGRAÇÃO JAPONESA: Deputado Nishimori fala sobre os festejos do Imin 100

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O deputado estadual Luiz Nishimori, eleito presidente executivo da organização dos festejos em comemoração do Imin-100, que vão ocorrer em 2008, quando completam 100 anos de imigração japonesa no Brasil, esteve nesta segunda-feira (01/10) na sede do Sistema Ocepar, quando foi recebido pelo presidente, João Paulo Koslovski. As comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Paraná e no Brasil serão realizadas paralelamente no Japão. Aqui no Paraná, acontecerão atividades em Curitiba e diversas cidades do interior, sendo que os festejos oficiais será na cidade de Rolândia, norte do estado, que se prepara para receber a família imperial e também o presidente Lula.

Cooperativismo - Durante sua visita a Ocepar, o deputado Nishimori afirmou que a imigração japonesa no Paraná tem laços com o cooperativismo e que muito tem a agradecer ao povo paranaense pela acolhida que tiveram. O primeiro navio com imigrantes japoneses aportou em Santos, Kasatu Maru, transportando 781 passageiros, no dia18 de junho de 1908. "Muitos destes imigrantes encontram na agricultura sua forma de sobrevivência e muitos deles ajudaram a fundar cooperativas e estão até hoje no sistema. Temos muito que agradecer ao cooperativismo também", acrescentou.

Dekassegues - O deputado ainda lembrou que durante estes 100 anos, mais de 280 mil japoneses fizeram do Brasil sua segunda pátria. "Hoje assistimos um movimento contrário, especialmente pelos dekassegues, filhos de japoneses que estão buscando no Japão trabalho. Hoje, existem cerca de 320 mil descendentes de japoneses trabalhando no Japão e que enviam para suas famílias brasileiras, por ano, cerca de US$ 3 bilhões. Mais do que muitos itens de nossa balança comercial", lembra o deputado.

Negócios - Nishimori também aproveitou a visita a Koslovski para tratar sobre a segunda viagem de negócios de dirigentes cooperativistas ao Japão, provavelmente para abril de 2008. "A primeira viagem realizada em março de 2005, foi um sucesso e pretendemos repeti-la agora com um maior número de representantes do setor cooperativista paranaense", destaca. O deputado lembrou que na oportunidade muitos negócios foram fechados entre as cooperativas e empresários japoneses. "Hoje, 80% da carne de frango consumida no Japão é de origem brasileira, 60% do suco de laranja. A Cocamar exporta sucos para lá e parte destes negócios aconteceram durante a visita de 2005, por isso gostaria de que uma nova missão, com o apoio da Ocepar acontecesse novamente", ressaltou Nishimori.

Conteúdos Relacionados