IMPOSTOS: É hora de promover um pacto tributário, diz Hauly
Notícias representação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
É chegada a hora de se promover a mudança de estrutura tributária e econômica brasileira. Esta é a posição adotada pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) ao comentar na quinta-feira (13/12), no plenário da Câmara a derrota do governo, no Senado, durante votação pela prorrogação da CPMF. "Para mim significa uma grande oportunidade de se repensar o País e promover o entendimento nacional para a reforma tributária", afirmou o deputado.
Sistema tributário inadequado - Ele ponderou que se o presidente Lula tiver a sabedoria necessária a um governante vai promover um grande entendimento nacional para corrigir o maior problema da economia nacional - a inadequação do sistema tributário. "Nossos sistema tributário é anárquico, caótico, um verdadeiro manicômio tributário, que destrói a produção e os empregos".
Propostas - O deputado Hauly pôs à disposição do Governo os estudos que aperfeiçoou ao longo dos últimos anos para que se análise projetos, idéias e se busque um sistema harmônico que beneficie a todos, mas de forma especial ao mais pobre. "Minha proposta é retirar os tributos da base do consumo - caso da CPMF (extinta ontem), a COFINS, o ICMS e o IPI, sem perda de receita nem para a União, nem para Estados, nem Municípios", afirmou. A CPMF, segundo Hauly, pode ser uma grande ferramenta tributária a ser debatida nesse processo de reestruturação dos tributos. "Sugiro um sistema tributário simplificando o que está aí, sem perda de arrecadação e garantindo à sociedade a oportunidade de crescer a 10% ou 12% ao ano", afirmou. (Imprensa parlamentar)