INCENTIVO: Festival Gastronômico da Carne Caprina
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Senac-PR em parceria com o Sistema Faep, Capripar - Associação dos Caprinocultores do Paraná, e Seab - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, realizou na sexta-feira (19/10) a abertura do Festival da Carne Caprina. Durante o encontro foi assinado um termo de cooperação entre entidades para o desenvolvimento de estudos visando novos negócios em caprinocultura e carnes nobres. Na opinião de Darci Piana, presidente da Fecomércio e Sebrae-PR, a iniciativa da promoção dos festivais segue o modelo das grandes redes hoteleiras. Segundo Piana, a intenção tem por objetivo incentivar o consumo da carne e qualificar o aprendizado dos alunos do Senac, "criando um sistema de negócios, produção e interação entre produtores e compradores", afirmou.
Festival - O Festival Gastronômico da Carne Caprina é aberto ao público e acontece nos dias 20, 22 a 27 de outubro durante o almoço. O preço por pessoa é de R$ 19,50. O Restaurante do Senac fica na Rua André de Barros, 750. O cardápio inclui pratos quentes, como costela de cabrito no espeto, arroz "cabriteiro", pernil de cabrito entre amigos, pernil de cabrito à moda tailandesa, carré de cabrito ao molho de hortelã, cabrito ao molho funghi e ravióli de cabrito na manteiga de ervas finas. Também são servidos como aperitivos licor de "cabra valente" e a cachaça "cabra da peste". Tiramisu e queijada de queijo de cabra estão dentre as sobremesas. A expectativa dos organizadores é atender 1.500 pessoas e servir 1 tonelada de carne.
Paraná - No Paraná a caprinocultura é uma atividade recente que começou nos Campos Gerais e hoje já se estendeu para o sudoeste, norte e leste do estado. De acordo com estimativas da Secretaria de Agricultura (Seab) baseadas em dados do IBGE, são cerca de 10 mil criadores e um rebanho de 80 mil caprinos no Paraná.