INFRA-ESTRUTURA: Fecoerpa quer benefício do uso noturno de energia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Fecoerpa (Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural do Paraná) realizou sua reunião da diretoria na sede do Sistema Ocepar na manhã desta terça-feira (20/05), da qual participou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. O presidente da Fecoerpa, Edvino Schadeck, que coordenou a reunião, mostrou aos demais dirigentes sua preocupação com o não acesso dos associados das cooperativas de eletrificação rural ao benefício do desconto de 60% pelo uso da energia elétrica no período noturno (entre 21 a 6 horas). Esse desconto beneficia propriedades avícolas com consumo superior a 750 KVA. Visando buscar uma solução rápida para essa pendência, Ricken marcou uma reunião dos diretores da Fecoerpa com o diretor geral da Seretaria da Agricultura, Herlon Almeida, para a tarde desta terça-feira (20/05).
Condição - Segundo os integrantes da diretoria da Fecoerpa, são cerca de 500 os avicultores associados às cooperativas de eletrificação que não estão tendo acesso ao desconto pelo uso noturno da energia. A razão é que, na sua concepção, o plano não previu a extensão do benefício a consumidores das cooperativas de eletrificação rural. A Ocepar já realizou uma série de reuniões e gestões visando estender esse benefício a todos os agricultores. Segundo Edvino Schadeck, associados das cooperativas de eletrificação beneficiados com investimentos em seus empreendimentos avícolas, agora estão pressionando para terem acesso ao desconto, caso contrário podem sair das cooperativas. O superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, acredita numa solução negociada, pois o programa foi feito para beneficiar todos os avicultores que se enquadrarem nas normas, independente se são consumidores das cooperativas de eletrificação rural ou de concessionárias.
Questões tarifárias - Durante a reunião da Fecoerpa também foram discutidas questões relacionadas com a Resolução 456, da Aneel. Como o dia 23/05 é o último dia que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) receberá sugestões de alterações da Resolução 456, a Fecoerpa mobilizou dirigentes de federações de cooperativas de outros estados para o envio de sugestões visando o atendimento das reivindicações das cooperativas de infra-estrutura. Ficou claro que há necessidade das cooperativas de eletrificação rural, que são autorizadas da Aneel, se mobilizarem visando a defesa de seus interesses. Essa mobilização será feita através da Infracoop e da OCB. Os dirigentes reconheceram que o Decreto 6160 é uma conquista importante para as cooperativas de infra-estrutura, e que agora está na hora de se mobilizarem na defesa de seus interesses relacionados com a regulamentação tarifária, o que vai ocorrer através de mudanças no texto da Resolução 456.