INICIATIVA: Projeto orienta estudantes sobre a importância do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Há dois anos a professora da 3ª série do ensino fundamental do Integrado Colégio e Faculdade de Campo Mourão, Cristina Letenski, iniciou um interessante projeto que tem como principal objetivo mostrar aos estudantes o que é o cooperativismo e qual a sua importância para a sociedade. Para conhecer o trabalho cooperativo na prática, pela segunda vez os pequenos estudantes deixaram as salas de aula para visitarem a sede da Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, também em Campo Mourão. Uma visita como essa é importante para que eles possam conhecer o sistema cooperativista na prática”, comenta a professora ao dizer que os conceitos e os benefícios do cooperativismo não apenas agrícola, mas também de outros setores, é repassado em sala de aula. “Com esse trabalho as crianças passam a entender como com a ajuda do cooperativismo o agricultor consegue realizar coisas que sozinho seriam muito difíceis ou até mesmo impossíveis de serem alcançadas”, diz Cristina.

Visita - Quem acompanhou a visita do grupo a Coopermibra foi o diretor vice-presidente da Cooperativa, engenheiro agrônomo, Valdomiro Bognar. O grupo formado por cerca de 20 crianças teve a oportunidade de conhecer todos os departamentos da Cooperativa, desde a área administrativa e de atendimento aos agricultores até o setor operacional onde ocorrem o recebimento e o armazenamento de grãos. Além de explicar o que acontece em cada setor visitado, Bognar também falou sobre o sistema cooperativista, sobre a história da Coopermibra e sobre outros assuntos apresentados pelo grupo. Segundo Bognar, o desenvolvimento de projetos como esse possibilita que as crianças conheçam princípios e os valores do cooperativismo e também a reflexão e a vivência sobre valores como a ajuda mútua, igualdade, equidade, solidariedade, democracia, liberdade, honestidade e responsabilidade social, de forma que possam compreender o “modo de ser” de uma instituição cooperativa.

Cooperativismo - “As crianças estão aprendendo que cooperar é um ato inerente ao ser humano e que o homem é, por natureza, gregário, precisa viver em sociedade e tem necessidade de ajuda mútua, cooperação e solidariedade”, comenta. O Cooperativismo é o sistema associativista que tem se mostrado como o mais importante e mais organizado movimento social existente no planeta pelos benefícios que oferece a seus integrantes e por manter um conjunto de valores e princípios concebidos para fomentar a paz e promover a solidariedade, a democracia e a igualdade entre os povos. Por sua forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas sócio-econômicos. Seja desenvolvendo a agricultura, a economia, a habitação, saúde, educação, transporte, trabalho e outros setores, o cooperativismo tem sido o alicerce para milhões e milhões de pessoas em todo mundo por contribuir para a geração de empregos e renda e, conseqüentemente, por proporcionar a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva.

História - A sociedade cooperativista que conhecemos hoje teve origem na Inglaterra no início do século IX. O sistema rapidamente se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil por volta de 1847, no interior do Estado do Paraná. Atualmente o cooperativismo congrega cerca de 2,8 bilhões de pessoas, quase um terço da população mundial. No Brasil cerca de 2,97% da população, ou seja, cerca de 5,5 milhões de pessoas estão integradas ao sistema cooperativista. No Paraná esse envolvimento é de 3,15% da população. Em Campo Mourão, os números mostram que a participação no sistema cooperativo é de 14,2% da população economicamente ativa - algo perto de 5,5 mil pessoas. (Assessoria Coopermibra)

Conteúdos Relacionados