INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Cooperado da Batavo possui a \"melhor fazenda do país\"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na noite desta quarta-feira, 27/06, em Curitiba, a Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual, sob a coordenação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e por meio da Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), iniciou o IV Pific (Propriedade Intelectual como Fator de Inteligência Competitiva), que acontece até o dia 29/06, sexta-feira. O tema central do seminário é a "Inovação tecnológica para o crescimento do agronegócio" com o objetivo de buscar maior integração das instituições envolvidas em prol da agroindústria e do agronegócio para o desenvolvimento industrial, econômico e social do Estado do Paraná, além de apresentar a visão de governo com relação à propriedade intelectual no cenário de incentivo à inovação tecnológica no agronegócio.
Melhor fazenda do País - A palestra magna foi apresentada pelo associado da Batavo Cooperativa Agroindustrial e empresário holandês Franke Dijkstra, administrador daquela que foi considerada a "melhor fazenda do Brasil" - a fazenda Frankanna, localizada em Carambeí, na região dos Campos Gerais. Dijkstra implantou em sua fazenda, desde a década de 70, um sistema de plantio inovador, biodigestor para evitar a emissão de gás metano na atmosfera e servir de energia, e recentemente câmeras de vídeo no curral para acompanhar a produtividade. A propriedade possui um sistema de bônus de até três salários por ano para seus funcionários, por metas alcançadas nas unidades de produção. Considerada modelo de eficiência e produtividade no país, a Frankanna foi matéria do Anuário Exame do Agronegócio de junho de 2007. Também participaram da abertura o vice-governador Orlando Pessutti, reitores das Universidades Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Federal do Paraná (UFPR), além de representantes da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e da Fiep.
Ocepar – O superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa também participou do evento como um dos conferencistas. Ele abordou sobre as necessidades de pesquisas e conhecimento para o setor agroindustrial do Paraná. Costa relatou que o estado tem uma agroindústria pujante em diversos setores e que demanda por inovações constantes. “No setor de carnes e aves o Paraná é o principal produtor e exportador do país e, em suínos, o terceiro. Disse as perspectivas futuras no setor de bioenergia demanda por novas pesquisas, em especial quanto a viabilidade técnica e econômica de diversas plantas para a produção do biodesel”. Nelson Costa também destacou que no setor de etanol o estado está com projetos de expansão da capacidade produtiva, entretanto, é necessário novas pesquisas que viabilizem extrair da cana-açúcar novos produtos, “não apenas açúcar e álcool. Sabemos que do bagaço se extrai energia, mas podemos também tirar produtos mais nobres”, destacou o superintendente adjunto. (Com informações da Assessoria de Imprensa Batavo)