INSUMO II: Cooperativa Integrada tem grupo de produção
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Além de receber grãos, a Cooperativa Integrada também produz e revende sementes. Conforme Romildo Birelo, coordenador técnico de produção e sementes da cooperativa, existe um grupo de produtores selecionados e mais antigos que produzem sementes para a Integrada. ''São agricultores bem tecnificados, com capacidade de plantio e colheita'', reforça.
Cuidados - Para se plantar e produzir sementes existem alguns cuidados específicos. ''No período pré-colheita, quando o grão está em processo de secagem, não pode levar mais que duas chuvas, pois pode ficar contaminado'', exemplifica Birelo. E reforça que se ocorrer algum problema com a lavoura, o produtor não perde a produção. ''Se não servir para semente, segue para a indústria.''
Qualidade - O técnico conta que a cooperativa procura orientar e esclarecer o produtor sobre a necessidade de plantar uma semente de qualidade para ter um bom resultado. Além das questões técnicas, a orientação abrange a legislação do setor. ''Existe uma lei e o produtor não pode simplesmente guardar a semente e depois plantar. Às vezes, não tem estrutura para armazenar esse grão, que acaba perdendo vigor e germinação, além de ficar contaminado.'' E ainda reforça que as variedades que estão no mercado hoje não existem na natureza. ''Elas são resultado de pesquisa, trazem embutidas valor agregado, existe um royalty que precisa ser pago'', acrescenta.
Produção - Por safra, a Integrada produz 16 mil toneladas de semente de soja e 18 mil toneladas de trigo. A cooperativa ainda produz 400 toneladas de aveia. Conforme Birelo, o volume atende a demanda dos cooperados e o excedente é colocado no mercado. A cooperativa conta com três unidades de beneficiamento de semente, duas para soja, instaladas nas regiões mais altas do Estado. ''Para soja priorizamos altitudes acima de 700 metros, pois a média do clima anual é mais baixa e a semente se conserva melhor''. O trigo é o contrário. Para o produtor de sementes, a cooperativa entrega as sementes ''Os lotes são de materiais geneticamente parecidos, bastante sadios e com pouca mistura varietal.'' (Folha Rural / Folha de Londrina )