INSUMOS: Coonagro se estrutura no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com a finalidade de ser o maior consórcio cooperativo de insumos do país, o Coonagro - Consórcio Nacional de Cooperativas contratou na semana passada, um experiente profissional da área para assumir a sua direção executiva. Trata-se de Daniel Fontes Dias, engenheiro agrônomo com Especialização em Direção de Negócios pela Esade - Barcelona, Espanha. Com mais de 20 anos de atividade no segmento de insumos e fertilizantes, Daniel atuou tanto em empresas nacionais como estrangeiras, formando e desenvolvendo importantes negócios.

Equipe - Uma das primeiras medidas práticas que o executivo deve tomar frente ao Coonagro é estruturar uma equipe de trabalho e visitar cada uma das cooperativas filiadas. Além disso, o novo diretor executivo pretende desenvolver um planejamento estratégico em conjunto com as cooperativas e adequar o consórcio para iniciar as atividades de registrante de agroinsumos juntos aos ministérios reguladores, e ainda habilitar o consórcio como importador, exportador, fabricante e formulador de fertilizantes e agroquímicos. "Todo este trabalho com uma estrutura de baixo custo e com o compromisso de levar as cooperativas e seus cooperados serviços de qualidade, fundamentado na estratégia de inovação contínua e aderência as melhores práticas, buscando processos e recursos, que nos levarão a conseqüente redução de custos e ganhos de escala", destaca Daniel Dias.

Demanda Paraná - Segundo a Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar (Getec), a demanda por fertilizantes das cooperativas do Paraná em 2008 foi de aproximadamente 2 milhões de toneladas, ao custo de R$ 3 bilhões. Fundado no dia 26 de setembro de 2008, o Coonagro representa 21 cooperativas, as quais reúnem mais de 60 mil produtores e geram 27 mil empregos diretos.

Demanda Brasil - Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), indicam que o Paraná consumiu em 2008 cerca de 3,40 milhões de toneladas de fertilizantes. No Brasil, a demanda foi de 24 milhões de toneladas. Em 2007, foram consumidas 24,61 milhões de toneladas no país e 3,42 milhões de toneladas no Paraná. Números esses que colocam o país como quarto maior mercado do mundo, ficando apenas atrás da China, Índia e Estados Unidos. Na opinião de Daniel, "temos um mercado altamente competitivo no formulado, com um faturamento de US$ 25 bilhões e que vem crescendo 5% ao ano em volume nos últimos 10 anos". Ele ressalta que este crescimento acontece num mercado com variáveis de câmbio, preços internacionais e de logística, "fatores que interferem consideravelmente nos resultados dos negócios de insumos e fertilizantes e conseqüentemente na produção agrícola", frisa Dias.

Auto-suficiência - O governo federal é totalmente favorável e incentiva a criação de consórcios ou associações de cooperativas e produtores para que o país alcance a auto-suficiência num curto espaço de tempo. Para o diretor executivo do Coonagro, Daniel Fontes Dias este é um assunto complexo, na sua opinião, não se trata apenas de livres iniciativas como esta aqui das cooperativas do Paraná. "A questão passa por uma nova política de concessão e exploração de minérios, pela busca de investidores e empreendedores nesta área e que requer grandes somas de investimentos. Além é claro - frisa ele - de uma isonomia tributária, afinal, temos tarifa zero na importação e aplicação de impostos (ICMS) nas operações internas o que encarece o produto nacional em detrimento do importado". Diante de todo este cenário é que Daniel lembra que, "aceitar o convite para ser o diretor executivo do Coonagro, antes de tudo é um desafio e uma oportunidade única de contribuir para a estruturação de uma organização modelo e que será referência para o restante do país. Temos tudo em casa, basta nos organizarmos para proporcionarmos uma agricultura sustentável e justa para todos aqueles que acreditam no cooperativismo", frisou.

Filiadas - O conselho diretor do Coonagro é composto por Frans Borg (cooperativa Castrolanda), presidente; Alfredo Lang (C.Vale), vice-presidente e Eliseu de Paula (Corol), secretário. Integram o Coonagro como cooperativas fundadoras: Agrária, Agropar, Batavo, Bom Jesus, C.Vale, Capal, Castrolanda, Cocari, Codepa, Cofercatu, Coopagricola, Coopermibra, Cooperval, Copacol, Copagra, Copagril, Corol, Integrada, Lar, Nova Produtiva e Unicastro.

Conteúdos Relacionados