Integrada comemora 10 anos de fundação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Integrada completou 10 anos de fundação, no dia 6. Para comemorar a data, as 14 regionais da cooperativa realizaram um café da manhã com cooperados, colaboradores e parceiros comerciais. Em Londrina, o evento contou com a participação de mais de 100 convidados. O coordenador de núcleo de cooperados da regional Londrina, Samuel Romero, representou o conselho de administração e efetuou a leitura de uma mensagem. “Sabemos que 2005 não foi um ano fácil. Enfrentamos muitas adversidades e talvez muitos até se perguntem se há motivos para festejar”, dizia a mensagem. “Nós dizemos que sim: hoje temos muitos motivos para comemorar, pois essa data histórica não existe para festejarmos o presente, mas sim para lembrarmos os ideais que nos moveram a fundar a cooperativa Integrada”, completou Romero. Quem também comentou a importância da data foi a coordenadora do núcleo feminino de Londrina, Rosa Okuyama. “Torcemos para o sucesso da cooperativa e estamos sempre à disposição para colaborar no que for necessário”, afirmou a coordenadora.

Adversidades - O gerente da regional Londrina, Seisuke Ito, lembrou dos momentos difíceis e de como a confiança e o trabalho venceram essas adversidades. “Aos nossos amigos queremos manifestar nossa gratidão pela confiança e comprometimento ao trabalho. Neste mercado competitivo, o cooperativismo traz equilíbrio entre o social e o econômico”, frisou o gerente. O presidente da Integrada, Carlos Murate, fez um pronunciamento emocionado agradecendo a todos pelo sucesso da cooperativa. “Tínhamos uma missão muito grande no começo e conseguimos cumpri-la, participando juntos de todos os momentos dessa jornada. Pedi muito a Deus para que nos desse força para vencer as adversidades e hoje estamos aqui, para agradecer e comemorar os dez anos da cooperativa. Parabéns a todos nós”, completou o presidente da Integrada.

Homenagem - As comemorações prosseguiram à noite, com a realização de uma grande confraternização, em Londrina, entre cooperados e colaboradores de todas as regionais. Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a homenagem feita pela diretoria da Integrada a dois grandes líderes da Integrada, Minoru Kamiguchi e Akira Shibasaki, tragicamente mortos em acidentes durante duas fases importantes da Integrada. Minoru Kamiguchi esteve à frente de todo o processo de constituição da cooperativa Integrada. “Três meses antes da fundação de nossa cooperativa, ele teve seus projetos e ideais interrompidos pela fatalidade”, lembrou o presidente Carlos Murate. Já o diretor Akira Shibasaki, recordou Murate, “sempre foi um homem que conciliou todos os pensamentos e que, muitas vezes, não deixou que a impetuosidade gerisse nossas decisões, sempre ouvindo e nos dando seus valiosos conselhos”, comentou Murate. “O destino quis que o senhor Akira Shibasaki nos fosse ceifado da convivência da mesma forma trágica que nosso saudoso Minoru Kamiguchi”, completou o diretor. Depois das homenagens, os participantes assistiram uma palestra motivacional com o mágico Dalmir Santana, realizada em parceria com o Sescoop/PR e, logo após, houve o jantar.

Primeiros passos – A Integrada surgiu em Londrina, em 1995, como uma necessidade de centenas de produtores de preservar os ideais cooperativistas. No início, lembra o presidente Carlos Murate, a realidade tornava difícil a concretização dessa vontade. “Quando começamos a Integrada, só tínhamos o ideal e vontade de trabalhar. Não tínhamos crédito e muitos tiveram que dar seus próprios bens como garantia”, lembra Murate. “Mas, desde o início, tivemos a confiança de nossos cooperados, que sempre acreditaram em nosso trabalho e nos fez continuar”, orgulha-se o presidente da Integrada. Já no primeiro ano de fundação o futuro da Integrada começou a ser construído, com um faturamento de R$ 93 milhões e mais de 277 mil toneladas de grãos recebidos de 1.281 cooperados. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados