INTEGRADA: Projeto Sucos desperta interesse dos municípios

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Projeto Sucos da Integrada está despertando cada vez mais o interesse dos municípios do norte do Estado. Por isso, a cooperativa promoveu uma reunião com os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Norte do Paraná para mostrar o projeto. A Associação reúne 19 municípios e tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da região. "É importante essa união dos prefeitos, mostrando que estamos comprometidos em incentivar a produção de frutas na região", comenta o presidente da Amunop, Edimar Araújo.

Localização - A reunião foi feita em Nova América da Colina e uma das grandes indagações foi com relação à localização da indústria. O presidente da Integrada, Carlos Murate, respondeu. "A construção da planta industrial faz parte de uma segunda etapa do planejamento. No momento, nossa preocupação é com a formação dos pomares, pois serão deles que sairão a matéria-prima para a indústria", explicou Murate. Essa prioridade, de primeiro incentivar a produção dos pomares, é justificada pela própria complexidade que envolve a cadeia produtiva da laranja, que deve levar em consideração fatores relacionados ao mercado, segurança fitossanitária e participação dos associados da região na formação dos pomares.

Citricultura - "A cultura da laranja deve ser pensada como um investimento de longo prazo, por isso é fundamental o comprometimento de quem vai participar do projeto, já que são necessários mais de cinco mil hectares de laranja para alimentar a produção da fábrica", analisa o presidente da Integrada. O Norte do Paraná é uma região muito propícia para a citricultura, devido às características de solo e clima. Por isso, a cultura da laranja tem um grande potencial de crescimento. Prova disso é que até mesmo as grandes indústrias de São Paulo, que hoje responde por mais de 80% da produção nacional, estão mostrando interesse na região, pois não há mais espaço para o crescimento da cultura em solo paulista.

Qualidade - O grande desafio para a citricultura paranaense é aumentar a produtividade e aprimorar a eficiência, já que mercado existe. Todo o suco produzido no país está sendo vendido, já que os EUA estão com o estoque baixo e a produção americana está em declínio, principalmente por causa de fatores como clima e especulação imobiliária na Flórida, a principal área de produção daquele país. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados