INTERCOOPERAÇÃO: Consultor canadense troca informações com paranaenses
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O consultor da Caixa de Economia Solidária Desjadins, com sede no Canadá, Jean Bergevin, esteve reunido com representantes do Sistema Ocepar, na manhã desta segunda-feira (30/08), em Curitiba. Na semana passada, Bergevin participou do 8º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), entre os dias 25 e 27, em Foz do Iguaçu. Ele está aproveitando sua presença no Estado para conhecer o trabalho desenvolvido pelo cooperativismo paranaense. Bergevin esteve com os gerentes do Sescoop/PR, Gérson Lauermann, de Desenvolvimento em Autogestão, e Leonardo Boesche, de Desenvolvimento Humano. O analista da gerência técnica e econômica da Ocepar, Gilson Martins, e o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto César Bridi, também acompanharam a reunião com o consultor canadense.
Complemento - Bergevin explicou que a Caixa de Economia Solidária Desjardins é uma cooperativa de crédito singular vinculada ao Sistema Desjardins e à Organização Não Governamental (ONG) Desenvolvimento Solidário Internacional. Em sua avaliação, a reunião na Ocepar foi positiva. "Nós discutimos a possibilidade de complementar a análise econômica e financeira das cooperativas, feita tão bem pelo Sistema Ocepar, com a parte social", afirmou o consultor. Ele explicou que na instituição onde atua, no Canadá, existe uma preocupação em buscar o equilíbrio entre o social e o econômico. "A ideia não é impor um modelo e, sim, iniciarmos aqui uma discussão para construirmos juntos uma ferramenta que propicie um acompanhamento do aspecto econômico e também social das cooperativas", afirmou o consultor.
Trabalho conjunto - Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a reunião desta segunda-feira deu continuidade a um trabalho conjunto entre as cooperativas do Paraná e as canadenses, identificado por meio das duas fases do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas do Paraná. Ele é desenvolvido pelo Sescoop/PR em parceria com o Sebrae, governo federal e Universidade de Bologna, da Itália, com o objetivo capacitar executivos com uma visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países. O programa visa ainda estabelecer processos de geração de cooperação e negócios entre as cooperativas brasileiras e as cooperativas de outros países; promover o intercâmbio entre as instituições tecnológicas brasileiras com outros países; e gerar mecanismos para multiplicação do projeto em outras regiões do Brasil. Atualmente, um grupo de cooperativistas paranaenses que participa da segunda etapa do programa encontra-se no Canadá, entre eles, o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.