INTERCOOPERAÇÃO: Sicredi e Confepar firmam convênio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Paraná já é o segundo maior produtor de leite do País, com uma produção anual de 2,7 bilhões de litros, que corresponde a cerca de 12% da produção nacional. Essa fabricação será impulsionada ainda mais com a parceria firmada entre a cooperativa Sicredi Norte do Paraná e a Cooperativa Central Agro-Industrial (Confepar), ambas com sede em Londrina.

Industrialização - A Confepar investe hoje na industrialização de leite (em pó, longa vida e pasteurizado), na produção de manteiga, e de outros derivados do leite. Sua capacidade atual de produção é de 1,2 milhão de litros por dia e de acordo com o coordenador de assistência técnica ao produtor da Confepar, Marcelo de Rezende, esta parceria vai facilitar e ampliar o acesso dos produtores filiados às cooperativas ligadas a Confepar às linhas de crédito operadas pelo Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). "O convênio vai permitir uma maior agilidade nas negociações e vai acabar com a dificuldade de relacionamento entre os técnicos e o produtor", exemplifica Rezende.

Funcionamento - A parceria pretende atender toda a área de atuação da cooperativa Sicredi Norte do Paraná e funcionará de maneira simplificada. "O associado ou o produtor que deseja se associar faz um pré-cadastro que é transmitido via Internet e a proposta é encaminhada de maneira centralizada para a superintendência regional do sistema em Londrina. Desta forma, o pedido é analisado e se o resultado for positivo, em seguida, vai para a UA (unidade de atendimento do Sicredi) para tratar do encaminhamento da operação de crédito que será liberado conforme os prazos estipulados pelas linhas contratadas", explica Vanderlei Fiametti, superintendente da cooperativa.

Linhas de crédito - A Sicredi Norte do Paraná coloca à disposição dos associados linhas de crédito provenientes do BNDES e BRDE (Moderagro e Pronaf), investimentos com recursos da poupança, custeios pecuários e agrícolas e financiamento e crédito geral com recursos da cooperativa. "Todas estas facilidades são disponibilizadas para aumentar a produtividade na propriedade e incentivar a produção na bacia leiteira da região", comenta Rezende.

Assistência técnica - O trabalho entre a cooperativa e a Confepar será realizado em conjunto, desta forma, o produtor recebe o financiamento e a  assistência técnica e, conseqüentemente, ganha em aumento da produção, melhora da qualidade de vida e mecanização da atividade leiteira. "Esta parceria tem também um cunho social, já que oferece uma gama de serviços ao trabalhador. Por isso, é importante que a Confepar e a nossa cooperativa trabalhem juntas. Uma complementa a outra e dá mais segurança ao associado", ressalta Fiametti.

Beneficiados - Com a assinatura do convênio serão atendidos, em média, 1000 produtores do Norte do estado e, segundo Vanderlei Fiametti, a  intenção é estender os trabalhos, não só a todo o Paraná, como também, a outros estados. "A idéia não é apenas alcançar novos mercados e associados, a expectativa também é de fomentar a bacia leiteira da região com a entrada de novos investimentos", ressalta o superintendente.

Assinatura do convênio - O contrato foi firmado no dia 11 de julho na sede da Confepar. Participaram da assinatura do convênio o presidente da Sicredi Norte do Paraná, Jaime Pimenta Neves Junior, o vice, Valmir Batista Graciano, o superintendente, Vanderlei Fiametti, além de gerentes de setor. Pela Confepar estiveram presentes, o presidente, Renato José Beleze, o vice, Sebastião Jamil Beleboni e o gerente de captação, Rogério Luiz Vanot. (Imprensa Sicredi)

Conteúdos Relacionados