INVESTIMENTOS: Agricultura Familiar e áreas deprimidas terão quase R$ 600 mi

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai investir R$ 592,18 milhões até 2011 em programas de apoio para a agropecuária do Paraná, em especial a Agricultura Familiar. Os investimentos estão previstos na Política de Desenvolvimento Econômico (PDE), o PAC do Paraná, e vão priorizar à diversificação da propriedade, sanidade agropecuária, programas de inclusão social, desenvolvimento sustentado, preservação ambiental e incentivo à agregação de valor no meio rural. A PDE para o setor agrícola deverá beneficiar as 370 mil famílias de agricultores em todo o Estado, com ações prioritárias para cerca de 321 mil famílias de pequenos agricultores.

Prioridade - Os recursos do Tesouro Estadual aplicados nas cadeias produtivas vão se concentrar nas áreas de extrema pobreza e nos gargalos de produção, características da região Centro Expandido, que inclui a região central, parte da Norte e Sul do Estado e ainda o Vale do Ribeira. Nessas regiões, as famílias de agricultores ainda se encontram em condições de miserabilidade com tendência a abandonar o meio rural para se alojar nas periferias das regiões metropolitanas das cidades médias e grandes.

Diversificação - Nas localidades mais carentes o governo do Estado vai executar programas de incentivo à melhoria da produção, diversificação da propriedade, da agregação de valor. Nas demais localidades, em função das prioridades e do contingente populacional, serão adotados programas mais sintonizados com as vocações de cada região. (Agência de Notícias)

 

Conteúdos Relacionados