IPCA: Alimentos influenciam queda da inflação de agosto
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os alimentos mais uma vez foram os maiores responsáveis pela queda da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de agosto divulgado, nesta sexta-feira (20/08), aponta que o grupo "Alimentação e Bebidas" apresentou recuo de 0,68% no período, puxando o índice para baixo. Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 do mês teve variação de - 0,05%.
Quedas - Batata-inglesa (-22,06%), tomate (-21,89%), cebola (-9,26%) e hortaliças (-8%) registraram as maiores quedas. Os preços do feijão carioca, leite pasteurizado e do açúcar cristal também caíram no período. De acordo com o economista Flávio Godas, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), esta época de temperaturas mais amenas e baixo volume de chuva é apropriada para a produção de hortaliças. "Além do preço baixo, a qualidade desses alimentos também merece destaque," afirma.
Opções - Segundo Godas, o tomate, a batata e a cebola, pelo grande volume e representatividade no mercado, foram os produtos mais comentados, porém há outras opções com preços mais atraentes para o consumidor, como alface, acelga, cenoura, berinjela, beterraba e rúcula. O Índice Ceagesp, que apura os preços no atacado, já apontava esta tendência favorável. "As quedas acumuladas no setor de verduras já ultrapassam 30% em 2010", completa.
Coleta - Para o cálculo do IPCA-15, o IBGE coletou preços entre 14 de julho a 13 de agosto e comparou os valores com aqueles vigentes entre 15 de junho e 13 de julho. O indicador refere-se às famílias com rendimento até 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços. (Mapa / IBGE)