JOÃO PAULO PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DO TERMINAL DE AÇUCAR NO PORTO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski participou na manhã desta sexta-feira (3), no Porto de Paranaguá, da inauguração do terminal de embarque de açúcar da PASA - Paraná Operações Portuárias S.A., construído através de um pool de empresas, entre as quais, as cooperativas, Cooperval (Jandaia do Sul), Copagra (Nova Londrina) e Corol (Rolândia) e ainda a Usina Santa Terezinha (Maringá), Perobálcool (Umuarama), Goioerê (Goioerê), Sabarálcool (Engenheiro Beltrão), Usaciga (Cidade Gaúcha) e Vale do Ivaí (São Pedro do Ivaí). Uma redução significativa nos custos portuários e maior fluidez na exportação é o que pretendem as 9 usinas acionistas, situadas nas regiões Norte e Noroeste do Estado, que investiram R$ 20 milhões no projeto, o qual demorou três anos para ser concluído.
Cooperativas - Na opinião de Koslovski, a inauguração deste novo terminal no Porto de Paranaguá, construído totalmente pela iniciativa privada, onde participam algumas cooperativas paranaenses é um marco importante para o setor: "testemunhamos neste dia uma nova e importante fase na história do setor sucroalcooleiro paranaense, que deixa de lado duas diferenças e se une para conquistar novos mercados, agregando ainda mais valor ao produto industrializado. Trata-se do primeiro terminal especializado de embarque de açúcar a granel no Sul do país o que para nós é motivo de muito orgulho, principalmente sabendo que as cooperativas também participam deste desafio", frisou.
Autoridades - Além do presidente do Sistema Ocepar, estavam presentes à solenidade, o presidente da Pasa, Paulo Meneguetti, o Secretário dos Transportes, Wilson Justus que também representou o governador, o senador Osmar Dias, os presidentes da Fiep, José Carlos Gomes Carvalho, da Faep, Ágide Meneguette, os deputados federais, Alex Canziani e Rafael Greca, os deputados estaduais, Neivo Beraldin e Marcos Isfer, o presidente da Alcopar, Anísio Tormena e o diretor Paulo Zanetti, o superintendente da Administração do Porto, Osíres Stenghel Guimarães, prefeitos, lideranças e demais autoridades.
Estrutura - O terminal é o primeiro do Sul do País especializado no embarque de açúcar a granel. Embora a Pasa tenha programado para este ano a movimentação de 850 mil toneladas de açúcar dos próprios acionistas, o total poderá chegar a 1 milhão de toneladas com a prestação de serviços para terceiros.A estrutura tem capacidade para receber 10 mil toneladas por dia, 80% levadas a Paranaguá por ferrovia a partir de Maringá. Conta com um armazém para 53 mil toneladas e um 'ship loader' capaz de embarcar 1.000 toneladas/hora no navio. O "berço" do terminal pode receber embarcações de até 60 mil toneladas com a ajuda de afastadores. O primeiro navio a atracar no terminal, durante esta semana, embarcou 42 mil toneladas de açúcar para o Leste Europeu.