LEITE: Captação na indústria cai
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A captação de leite na indústria caiu 11,1% no segundo trimestre deste ano, ante o primeiro trimestre de 2007. A informação foi revelada ontem pelo IBGE, que divulgou as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha. De acordo com o instituto, no segundo trimestre deste ano, as indústrias adquiriram 3,9 bilhões de litros de leite.
Comparação - Porém, apesar da queda, o IBGE esclareceu que, ao se comparar o volume captado no segundo trimestre deste ano ante igual período no ano passado, houve um aumento de 2,3% na captação de leite na indústria. Ainda segundo o IBGE, o estados que mais se destacou na aquisição de leite foi Minas Gerais, com 28,3% do total nacional - seguido por Rio Grande do Sul (12,8% do total); São Paulo (12,7% de participação no total) e Goiás (12,4% do total).
Bovinos - O abate de bovinos no segundo trimestre deste ano alcançou patamar de 7,6 milhões de cabeças, em todo o País - o que representa uma queda de 3,7% ante o registrado no primeiro trimestre de 2007. A informação foi divulgada há pouco pelo IBGE, que anunciou hoje as Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha.
Crescimento - Segundo o instituto, na comparação com igual período no ano passado, porém, o abate de bovinos subiu 1,1% no segundo trimestre deste ano. O instituto comentou ainda que, comparando-se o segundo trimestre de 2007 com o de 2006, todas as categorias de bovinos abatidas apresentaram crescimento na quantidade de abates, com exceção de vacas , que tiveram queda de 4,0% nos abates, em igual período de comparação. (Folha de Londrina)