LIDERANÇA JOVEM: Geração C discute inclusão e inovação no cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

lideranca jovem 08 04 2024Na quinta-feira (04/04), o Comitê de Jovens Geração C realizou a primeira reunião do ano para discutir estratégias de fortalecimento, engajamento e inovação no cooperativismo. O encontro tratou sobre o compromisso dos jovens com o futuro do movimento, as dinâmicas que irão acontecer no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC) e, também, sobre o lançamento do Manual Geração C de Implantação e Funcionamento de Comitês de Jovens em Cooperativas, desenvolvido para ser um instrumento essencial de fortalecimento da presença e participação da juventude nas cooperativas brasileiras. 

Orientações práticas - O manual oferece diversas orientações práticas para a criação e a operação eficaz de comitês, e visa capacitar e entregar ferramentas e recursos necessários para impulsionar a inovação, promover a inclusão e construir um futuro mais dinâmico e sustentável para o movimento cooperativista.

Trabalho contínuo - A superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, destacou a importância do trabalho contínuo realizado pelo colegiado criado em 2019, após o 14º CBC. "As cooperativas precisam de jovens e do engajamento de vocês tanto nos quadros sociais como nos de liderança. Vocês possuem o potencial de impulsionar discussões muito importantes para o nosso movimento", afirmou. 

Apoio - Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, reforçou a necessidade do apoio de todos os jovens para expandir o alcance do comitê. "Inclusão, diversidade e equidade estão no centro de nossas discussões e acreditamos que vocês são as peças essenciais para o desenvolvimento de soluções nesses pontos", disse. 

Sala temática sensorial - Cláudia Moreno, coordenadora de desenvolvimento social, anunciou a criação de uma sala temática sensorial, que irá acontecer durante o 15º CBC. A iniciativa, idealizada para ser conduzida pelo comitê, tem como foco a reflexão sobre a inclusão e a diversidade, dividida em cinco fases reflexivas. "O objetivo será estabelecer um ambiente educativo que proporcione uma compreensão mais profunda sobre a importância de incluir pessoas e diversificar o coop, tanto para o nosso modelo de negócio quanto para a sociedade em geral”, explicou. 

Nova estratégia - Durante a reunião, também foi definida uma nova estratégia de registro de ações realizadas pelo grupo. O objetivo é aprimorar o compartilhamento das informações. Além disso, o encontro abriu espaço para parabenizar os concluintes do treinamento Jornada de Formação Jovem Liderança ofertado por meio da plataforma Capacitacoop. (Sistema OCB)

 

Conteúdos Relacionados