LOGÍSTICA: Sistema Ocepar participa de reunião de logística ferroviária
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Acontece nesta quarta-feira (24/10), na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, o I Encontro Preparatório para o Seminário do Corredor Ferroviário Bioceânico Porto de Paranaguá/Brasil - Portos Antofagasta/Mejillones Del Sur no Chile. O seminário está previamente agendado para o mês de junho de 2008, em Curitiba. O analista econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti, participa do Encontro, que reúne ainda cerca de 50 pessoas, representando o governo brasileiro - ministérios das Relações Exteriores e dos Transportes - ANTT, Ferroeste e representantes do governo e setor privado do Paraná. O Paraguai é representado por integrantes do Ministério das Relações Exteriores, dos Transportes e Empresários do Agronegocio.
Apresentações - As atividades do Encontro incluem apresentações da Ferroeste sobre o trecho Ferroviário entre Guarapuava - Foz do Iguaçu, e sobre o corredor Ferroviário Oeste. Também acontece a apresentação da Fepasa - Ferrocarriles del Paraguay S/A dos estudos sobre o traçado da Ferrovia no território paraguaio, que atualmente tem quatro projetos em discussão para os possíveis traçados ferroviários.
Interconexão - O representante da Associação Latino Americana de Ferrovia (ALAF), Lauro Morales, afirmou que a interconexão entre as ferrovias não é somente mais um sonho, mas parte dos trabalhos bilaterais que estão se intensificando entre os governos dos países. "A interconexão entre Brasil e Paraguai é fundamental para o desenvolvimento econômico do Paraguai", disse. O Presidente da Ferroeste Samuel Gomes informou que os investimentos na Ferrovia de Guarapuava a Cascavel, realizados entre 1991 a 1994, totalizaram cerca de US$ 363,6 milhões, gerando reduções significativas de custos para os produtores rurais e empresários paranaenses no transporte de produtos para a exportação.
Alternativa - A concessão do trecho ferroviário entre Cascavel - Foz do Iguaçu e Cascavel - Dourados/Ms é da Ferroeste. O primeiro trecho até o Projeto de Engenharia já está finalizado com gastos já realizados de R$ 8,60 milhões. Essa possibilidade futura da saída das mercadorias via Oceano Pacifico tende a ser uma alternativa importante para que o Paraná e Brasil consigam atingir, de forma mais econômica em termos de logística, os mercados asiáticos, altamente demandantes de produtos do Paraná para os produtos do complexo soja, milho e o complexo carnes de aves e de suínos. "As discussões estão no inicio, no entanto, o potencial de alavancagem de negócios via a Ferrovia Bioceanica é importante para ampliação da integração econômica entre os Países", avalia Robson Mafioletti.