LULA NO PARANÁ: Presidente recebe lideranças cooperativistas em Foz do Iguaçu
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (25/08), em Foz do Iguaçu, que até o final do ano deve ter respostas para toda a pauta de reivindicações do agronegócio. Lula disse ainda que sonha em transformar o Brasil no maior país cooperativista do mundo. O presidente chegou a Foz no final da tarde de quinta-feira (24/08) e falou durante a abertura da 16ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap). O governo federal tem estimulado o desenvolvimento das cooperativas, especialmente de pequenos empreendimentos.
Cooperativas - Na manhã desta sexta-feira (25/08), o presidente se reuniu com cerca de 25 representantes das cooperativas do Paraná, que somam mais de 400 mil cooperados nos diversos ramos. Foi Lula quem solicitou a reunião com os dirigentes cooperativistas. O presidente falou que, se reeleito, fará mais reuniões com os representantes do setor. Os pontos principais abordados na reunião foram em relação à zona de amortecimento e ao índice de produtividade. O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e o superintendente adjunto, Nelson Costa, estavam presentes. Segundo Koslovski, a reunião foi positiva, com grande participação dos dirigentes. Koslovski adiantou ainda que, na semana que vem, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) deve se reunir com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) para discutir a questão da zona de amortecimento. (o artigo 25 da Lei Federal Nº 9.985, de 18.07.2000, define como zona de amortecimento: “o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade.”)
Presenças - Também participaram do encontro o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas; o ministro Paulo Bernardo; o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero; o secretário Valter Bianchini, do Ministério da Reforma Agrária e o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi. Lula deixou Foz no início da tarde, seguindo para o Rio de Janeiro.
Confira aqui a íntegra do documento com as reivindicações do setor cooperativista
Crédito da Foto: Ricardo Stuckert/PR