MAGISTRATURA: Fórum de Cooperativismo reúne desembargadores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 10 juízes e desembargadores da Magistratura do Paraná participam, nesta sexta-feira e sábado (03 e 04/08), do Fórum de Cooperativismo promovido pelo Sistema Ocepar. O fórum, direcionado para membros da Magistratura, será iniciado às 8 horas, nas dependências da Ocepar, com café da manhã e a palestra “A relevância econômica do Cooperativismo do Paraná” a ser proferida pelo presidente João Paulo Koslovski. Em seguida, os participantes viajam para uma visita às cooperativas Castrolanda (Castro), Batavo e Cooptur (Carambeí) e Agrária (Entre Rios - Guarapuava).

Imersão em cooperativismo – O roteiro foi preparado de forma que os membros da Magistratura paranaense façam uma imersão no cooperativismo, conhecendo a realidade das cooperativas, discutindo aspectos relevantes dessas sociedades de pessoas, sua doutrina e os resultados econômicos e sociais de sua atuação. Em Castro, onde devem chegar por volta das 12 horas, os participantes do fórum participarão da palestra a ser proferida pelo presidente da cooperativa Castrolanda, Frans Borg sobre “Imigração holandesa sustentada pelo cooperativismo”. Após o almoço, o grupo se dirige a Carambeí, onde visitam o museu da imigração holandesa e participam da palestra “O projeto de imersão em cooperativismo da Cooperativa de Turismo Cooptur”, a ser conduzida pelo presidente Dick Carlos de Geus.

Em Entre Rios – A comitiva se dirige ao distrito de Entre Rios (Guarapuava) no final da tarde, para visita à Cooperativa Agrária. Pela manhã participa de palestra com o presidente da Agrária, Jorge Karl, que falará da cooperativa constituída por imigrantes alemães (suábios do Danúbio) expulsos dos Bálcãs no final da Segunda Guerra Mundial. O retorno a Curitiba ocorre após o almoço. 

Conteúdos Relacionados