Marca própria da Coop já garante 8% do faturamento
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O movimento previsto para este ano é da ordem de R$ 1,1 bilhão. Seis anos depois do primeiro lançamento, os produtos de marca própria da Coop (Cooperativa de Consumo), com sede administrativa em Santo André (SP), já têm uma participação de 8% no faturamento das 22 lojas da rede. No ano passado, as vendas somaram R$ 940,2 milhões e aumentaram 24,8% em relação a 2002. Isso representa um crescimento real da ordem de 3,5%, com o desconto da inflação medida pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS), enquanto o comércio varejista no estado de São Paulo registrou uma queda de 3,8%. Este desempenho garantiu à Coop o oitavo lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A Coop é considerada a maior sociedade do gênero da América Latina, estando ainda entre as cinco maiores do mundo. A cooperativa foi fundada, há 50 anos, por 292 funcionários da Rhodia e tem atualmente cerca de 1,1 milhão de cooperados. São 22 supermercados somente no estado de São Paulo, localizadas no Grande ABC (16), São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí e Piracicaba.
Faturamento
- Neste ano, a projeção é de chegar a um faturamento de
cerca de R$ 1,1 bilhão, segundo Antonio José Monte, presidente
da Coop. Suas sobras, como é chamado o lucro no sistema cooperativo brasileiro,
são aplicadas na ampliação do negócio e na oferta
de vantagens aos associados. Atualmente, são 298 itens com rótulos
Coop Plus, divididos nas categorias de alimentos, material de limpeza, higiene
e bazar. Nessa linha, as gôndolas receberam recentemente uma nova variedade
de detergente em pó com exclusivo sistema branqueador. A meta da cooperativa
é chegar a 2005 com cerca de 400 produtos. Segundo Monte, a marca própria
é muito importante para fortalecer a imagem corporativa e aumentar a
fidelidade dos cooperados. Ele destaca, porém, que o desenvolvimento
de produtos requer uma forte parceria com os fornecedores, principalmente no
que diz respeito à qualidade. Em seguida, vem o preço, que fica
entre 15% e 20% abaixo das marcas líderes no mercado. Além do
auto-serviço tradicional, a Coop oferece aos cooperados uma grande variedade
de medicamentos em seu setor de drogaria. (Fonte: Gazeta Mercantil)