MARKETING: As cooperativas e as marcas de expressão
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A Coamo, a Batavo e a Cocamar estão entre as grandes marcas paranaenses apontadas pela pesquisa realizada pela revista Anuário Expressão Marcas 2006, que acaba de ser distribuída. O estudo encomendado pela revista apontou as 13 marcas mais citadas pelos entrevistados, aparecendo em 1º lugar a Rede Muffato, conseqüência de sua expansão nas principais cidades do Estado e dos grandes investimentos em marketing. Em 2º lugar aparece O Boticário, em 3º a Zaeli e em 4º a Copel. A Coamo aparece em 8º lugar, seguida pela Sadia, pela Batavo e pela Cocamar.
Mais lembradas por categoria - A revista trouxe também a relação da marca mais lembrada em cada uma de 20 categorias relacionadas. Infelizmente não foi estabelecida uma categoria onde as cooperativas pudessem ser classificadas, com exceção para Plano de Saúde onde, sem surpresas, a Unimed surge com a marca mais lembrada nos três Estados. A pesquisa aponta outros vencedores, cuja qualidade ou fama de seus produtos é inquestionável: Tigre, Hering e Eliane, que são as marcas vencedoras nos três Estados. E embora o Muffato seja a marca de supermercado mais lembrada no Paraná, é o multinacional BIG o vencedor da Região Sul.
Top Social - O estudo levantou também as principais marcas relacionadas com os investimentos sociais nos três Estados. Qual empresa você lembra como destaque em realizar ações sociais para a comunidade? A essa pergunta, 4,2% dos entrevistados identificaram o nome Muffato. As marcas mais lembradas foram, na seqüência, O Boticário, Mercadorama, Copel, Provopar, Petrobrás, HSBC, Azaléia, Cocamar, Globo PR e Sercomtel. No Top Ambiental a pesquisa mostra que o Paraná perde feio para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pois os entrevistados lembraram de apenas quatro marcas relacionadas com as ações de preservação do meio ambiente: O Boticário, Copel, Petrobrás e Café Iguaçu. Em Santa Catarina lembraram de 11 marcas e Rio Grande do Sul também 11.
A elaboração da marca – Marca famosa não é tudo, diz o consultor Jaime Troiano, entrevistado pela revista Expressão. “Tornar a marca apenas conhecida não quer dizer muita coisa. Top of mind é apenas um dos indicadores que revelam a saúde e a vitalidade das marcas. É equivocado transformá-la em sinônimo de força ou de poder, porque toda marca precisa ser muito mais do que apenas conhecida. Nesse caso, o dito “falem mal, mas falem de mim” não faz o menor sentido. Desenvolver a reputação de uma marca é algo complexo, que a torna mais sólida e valiosa, além de resistente a períodos de dificuldades de mercfado. Reputação é o fruto de quanto a marca é atraente, desejável e considerada pelos clientes e consumidores em seus processos de decisão de compra”.