MATA CILIAR: IAP dispõe de mudas prontas para plantio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto Ambiental do Paraná – IAP, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dispõe de aproximadamente 400 mil mudas de diferentes espécies nativas prontas para o plantio em áreas incluídas no Programa Estadual de Mata Ciliar e Reservas Legais, na região norte do Estado. As mudas para pronta entrega encontram-se no Viveiro de Ibiporã. Outros viveiros, distribuídos por todo o Paraná, possuem mudas para plantio em diferentes épocas e de acordo com a localização das áreas a serem plantadas. Até 50 mudas, a distribuição é gratuita. Para quantidades acima, o custo é de R$ 0,10 a unidade. Os interessados devem apresentar documentos pessoais (Identidade e CPF), bem como preencher o Cadastro do Silvicultor. Para agricultores orientados pela Emater-PR, Departamentos Técnicos de Cooperativas e Prefeituras, que irão utilizar as espécies para recomposição de mata ciliar ou reserva legal, as mudas são gratuitas após preenchimento do Cadastro do Silvicultor.

Meta é plantar 90 milhões de mudas - O Programa Estadual de Mata Ciliar, desenvolvido pela Sema/IAP em parceria com Seab/Emater e instituições públicas e privadas como prefeituras e cooperativas, tem como meta, até o final de 2006, o plantio de 90 milhões de mudas às margens de rios, ribeirões, represas e mananciais de abastecimento com o objetivo de recompor a cobertura florestal e melhorar a qualidade da água utilizada para consumo humano. Até a manhã desta quinta-feira (11/05) haviam sido plantadas 42.366.723 milhões de mudas, neste que é considerado o maior programa de mata ciliar do mundo. O placar de plantio está disponível no site http://www3.pr.gov.br/mataciliar/.

Investimentos - O Governo do Paraná já investiu R$15 milhões no Programa Mata Ciliar, reestruturando viveiros estaduais do Instituto Ambiental do Paraná, na compra de viveiros para 303 municípios e 40 entidades (colégios agrícolas, Sanepar, Centro de Menores Infratores, penitenciárias, universidades, Apaes), totalizando 420 viveiros em todo o Estado. Boa parte da produção deste ano será destinada ao plantio de 8 milhões de mudas em todo o Paraná durante a próxima semana da Árvore, a ser comemorada em 22 de setembro. Para o secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues, muito mais do que buscar atingir a meta de plantio dos 8 milhões de mudas em uma semana “é o desafio de efetivamente conseguir o envolvimento de todos os municípios, igrejas, prefeituras, associações de classe, estudantes, profissionais e voluntários para transformar este plantio em um verdadeiro mutirão pela recomposição da cobertura florestal do Paraná”.

 

Conteúdos Relacionados