MECANIZAÇÃO: Governo completa entrega de 1.200 tratores no Paraná
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Há dois meses de encerrar o primeiro ano do programa Trator Solidário, o governo do Paraná já entregou 1.200 tratores para pequenos agricultores da Agricultura Familiar. Na sexta-feira (27/06), o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, entregou as chaves de mais 25 tratores aos agricultores no município de Nova Aurora, na região Oeste. Bianchini disse que o governo federal vai lançar um programa federal de entrega de tratores para a Agricultura Familiar, nos moldes do programa Trator Solidário, do governo do Paraná, inédito no País. A idéia do governo federal é a mesma: combinar a redução de preços e oferecer uma linha de crédito para o pequeno agricultor. Na versão federal, o programa deverá se chamar "Trator Popular".
Renovação - O secretário elogiou a organização e a união dos agricultores familiares de Nova Aurora, município que apresentou maior número de projetos para compra do trator solidário na região Oeste. Em agosto, o programa Trator Solidário, atinge o primeiro ano de execução e o objetivo do governo do Estado é renová-lo com a fábrica. Bianchini prevê uma pequena correção nos preços dos tratores, mas adiantou que o compromisso do governo é oferecer os equipamentos a preços mais baratos em relação aos praticados pelo mercado.
Preços - Neste primeiro ano, os preços dos tratores tiveram uma redução média de 35% em relação ao valor de mercado. Para Bianchini, a mecanização na pequena propriedade é fundamental para o agricultor responder aos desafios de produzir mais alimentos. "Seja na forma individual ou em grupo, é preciso que a mecanização avance e humanize o trabalho no campo para que o agricultor familiar possa produzir mais alimentos e competir com os médios e grandes produtores em condições de igualdade", destacou. (AEN)