MEIO AMBIENTE: Fórum discute uso e gerenciamento dos resíduos sólidos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 profissionais de cooperativas do Paraná estão participando, nesta quarta-feira (17/11), no Hotel San Juan Royal, em Curitiba, do Fórum Técnico de Meio Ambiente, promovido pelo Sistema Ocepar e que nesta edição está debatendo questões relativas aos resíduos sólidos. As profissionais do Instituo Ambiental do Paraná (IAP), Ivonete C.Silva Chaves e Rossana Baldanzi, abriram a programação tratando do licenciamento e uso de resíduos sólidos na agricultura. Depois, a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Martha Higarashi, falou sobre os resíduos sólidos na produção animal. Na parte da manhã houve ainda a participação de Rosilene Gomes, do Hospital Geral Unimed Ponta Grossa, que discorreu sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde desenvolvido pela cooperativa médica.

Troca de experiências - De acordo com o assessor técnico da Ocepar, Silvio Krinski, o fórum tem por foco discutir a Lei 12.305, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada pelo presidente Lula no dia 2 de agosto. Além de dar uniformidade às legislações estaduais e municipais, viabiliza uma estrutura normativa federal visando solucionar o grave problema da gestão dos resíduos sólidos, principalmente nos grandes centros urbanos. "O objetivo do encontro é trocar experiências entre os profissionais das cooperativas buscando a adequação às novas normativas", explica. A Lei também dispõe sobre resíduos perigosos como baterias, resíduos hospitalares, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas, pilhas e baterias. "As cooperativas já atuam em diversos programas de gestão de resíduos. A presença de especialistas de órgãos como IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também é importante para ampliar o entendimento sobre a nova legislação", afirma.

Programação - À tarde, o Fórum prossegue com a apresentação do resultado do levantamento de oportunidades de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) no sistema cooperativista agropecuário paranaense, pelo consultor do Senai, Marcos Pupo Thiesen. Já o secretário parlamentar do gabinete do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), José Valverde Machado Filho, tratará da Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus reflexos. O consultor jurídico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Leonardo Papp, ministra a última palestra do evento enfatizando as implicações jurídicas da logística reversa e a responsabilidade compartilhada na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conteúdos Relacionados