MEIO AMBIENTE II: Produtores se mobilizam pela aprovação do parecer de Rebelo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Produtores rurais do Mato Grosso estão se mobilizando pela aprovação do parecer do deputado Aldo Rebelo sobre a atualização do Código Florestal, apresentado no início de junho, na comissão especial da Câmara dos Deputados. "O movimento consistirá, não só do deslocamento de produtores para o Congresso, como do envio de cartas aos parlamentares para que votem pela aprovação do referido parecer", afirma o presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso), Rui Carlos Ottoni Prado.
Carta - Na carta enviada pelos matogrossenses aos parlamentares, os produtores afirmam que "a legislação ambiental brasileira atual estabelece punições desproporcionais para o homem do campo, em alguns casos aplicando multas maiores que o valor da propriedade autuada, trazendo tristeza e incerteza quanto ao futuro para nós agricultores. Da maneira como foi feita, a legislação impõe redução da área produtiva, fim de atividades centenárias como produção de café em minas e vinhedos no Sul, desemprego no campo e consequente êxodo rural, além da elevação de preços dos alimentos, retração do PIB e fim dos saldos positivos da balança comercial brasileira".
Tratamento - "Não é possível que nós, que colocamos comida barata na mesa dos brasileiros, contribuindo decisivamente para garantir a sustentabilidade do Brasil, gerando empregos e riquezas, continuemos sendo tratados como criminosos, por persistirmos em uma atividade que existe desde que o mundo é mundo, e que é essencial para o país. Por todos esses motivos, nos posicionamos favoráveis ao parecer do Deputado Aldo Rebelo ao PL 1.876/1999, pela atualização do Código Florestal Brasileiro, pela preservação do meio ambiente, mas também da agropecuária nacional. E, assim sendo, solicitamos que vossa excelência vote pela aprovação deste parecer saindo em defesa dos interesses de seus eleitores", afirmam no final do documento.