MEIO AMBIENTE: InpEV lança nova campanha educativa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e o governo federal lançaram nova campanha educativa para os agricultores sobre os procedimentos corretos na devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Denominada “Devolução de embalagens vazias - a natureza agradece”, a campanha, que estará em jornais, revistas e emissoras de televisão até junho, esclarece aos produtores rurais sobre a lavagem e a devolução de embalagens. As peças publicitárias abordam pontos importantes no processo de destinação final de embalagens, como a definição do papel do agricultor no cumprimento de uma responsabilidade legal e a entrega de todas as embalagens no local indicado na nota fiscal de compra do produto.

Proteção da natureza - O conjunto de mensagens dá continuidade ao processo educativo iniciado em 2005 pela campanha “A natureza precisa de você”, lançada pelo InpEV, com o apoio do Ministério da Agricultura, para ampliar a conscientização sobre procedimentos relativos às embalagens vazias de fitossanitários. A primeira campanha atingiu aproximadamente 89% dos agricultores brasileiros, segundo pesquisa realizada em setembro de 2005 por um instituto especializado em pesquisas no setor Agropecuário. Para 83% dos entrevistados, a campanha surtiu efeitos práticos na manipulação e na destinação das embalagens. O instituto entrevistou 507 agricultores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia.
 

Maturidade do sistema - De janeiro a abril de 2006, 5.770 toneladas de embalagens vazias de produtos fitossanitários foram processadas no Brasil, segundo o InpEV. E com apenas quatro anos, o sistema de destinação final já se aproxima da maturidade, com volumes muito próximos aos atingidos no ano anterior: 5.706 toneladas no primeiro quadrimestre de 2005. Apenas em abril, foram devolvidas 1.815 toneladas de embalagens. No período de abril de 2005 a abril de 2006, já foram processadas 17.944 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas, devolvidas nas 350 unidades de recebimento localizadas em 23 estados. (Fonte: InpEV)  

Conteúdos Relacionados