MEIO AMBIENTE: Mímico usa a arte para falar sobre educação ambiental
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Ainda em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Sistema Ocepar promoveu nesta sexta-feira (20/06), uma palestra para os colaboradores com o mímico Everton Ferre. Durante cerca de uma hora, Everton contou histórias usando a mímica como forma de expressão, falou da sua trajetória de vida, da importância de escolher bem os amigos, do valor das coisas simples e das escolhas que precisam ser feitas na vida. "Aos dezoito anos tive que tomar uma importante decisão: seguir a carreira militar ou cursar a faculdade de Odontologia. Decidi, então, ser artista", disse. Ao contar sua intenção para o pai adotivo, recebeu três conselhos que levaria por toda a sua vida. "Ele me disse que, independente da profissão que escolhesse, eu devia seguir três regras: ser profissional, seguir meu coração e não ser egoísta, ou seja, escolher uma atividade em que pudesse ajudar aos outros. Decidi, então, ser palhaço", lembra.
Trajetória profissional - Aos cinqüenta anos de idade, Everton está feliz com o caminho que escolheu. "Faço do meu trabalho uma diversão. Não vou dizer que foi fácil, afinal fui trabalhar com mímica numa cidade do interior (Medianeira, no Paraná) e, se não bastasse, ainda fazendo um trabalho de educação ambiental, falando, por exemplo, da importância de usar equipamentos de segurança, de evitar o desmatamento e de preservar o meio ambiente", diz. Mas Everton não apenas venceu na profissão como conquistou o respeito que merece. Desde que iniciou a carreira, já se vão 26 anos de trabalho com a mímica clássica. Everton já se apresentou em diversos estados brasileiros e, pelo mundo, já levou sua arte para Cuba, Panamá, Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile Peru e Bolívia.
Palestras em escolas - "Há cinco anos tenho uma parceria com o Sescoop-PR para ministrar palestras em escolas, dentro do programa Cooperjovem. Faço isso porque acredito na força da educação e porque a arte tem a função de tocar o coração das pessoas", afirma. Everton contou que, em sua palestras, procura sempre ressaltar a importância da educação, da civilidade e do respeito pelo meio ambiente. "Mas de nada adianta falar para as pessoas se não houver mudança de comportamento. E essas mudanças acontecem em pequenas ações, mas que fazem uma grande diferença, como jogar lixo no lixo, economizar luz e água, e usar racionalmente equipamentos de trabalho, a exemplo de uma simples copiadora", comentou. Quem quiser saber mais sobre o mímico Everton pode acessar o site www.mimicoeverton.com.br ou entrar em contato pelo e-mail mí
Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.