MEIO AMBIENTE: Missão internacional conhece programas ambientais do PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Mais de 80 representantes de nove países que compõem a Missão Técnica Internacional “Negócios Ambientais na América Latina” estiveram reunidos em Curitiba nesta semana para participar de um ciclo de palestras sobre programas e ações que o Governo do Estado desenvolve na área ambiental. Nesta sexta-feira (31/08), dia do encerramento das atividades, a Secretaria do Meio Ambiente apresentou o Programa Desperdício Zero – que tem como meta a redução em 30% do volume de resíduos encaminhado aos aterros sanitários.
Aterros - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que o programa começou suas atividades identificando os resíduos depositados em maior quantidade aos aterros. “Das 20 mil toneladas diárias que chegam aos aterros paranaenses, o Programa detectou que embalagens longa vida, pilhas e baterias, papel, materiais de construção civil, pneus, lâmpadas fluorescentes, metais, orgânicos, vidros, óleo lubrificante e sacolas plásticas eram os resíduos que mais se acumulavam nos aterros”, disse.
Desperdício Zero - Com base neste diagnóstico, o Desperdício Zero vem trabalhando na chamada logística reversa, convocando fabricantes e distribuidores dos principais tipos de resíduos para aproximá-los das recicladoras - “que utilizam o que é lixo para o fabricante como matéria-prima para criar outros produtos”, acrescentou Rasca.
Experiências - De acordo com a diretora da ONG Cia Brasil (organizadora do evento), Roni Enara Rodrigues, promover a troca de experiências sobre as diretrizes dos países da América Latina é fundamental para o desenvolvimento das nações. “O Paraná é um dos Estados em que se destacam as ações em defesa do meio ambiente. O Programa Desperdício Zero é um bom exemplo desta vanguarda paranaense”, comentou a diretora. “E, com certeza, servirá como referência para o desenvolvimento de projetos em outros países”, acrescentou.
Participantes - Participaram do evento representantes do Peru, Bolívia, Equador, Chile, Honduras, México, Colômbia, Angola e El Salvador que também apresentaram projetos realizados em seus países. O secretário do Meio Ambiente ainda destacou que este evento foi uma grande oportunidade do Governo de Paraná estimular ações ambientais em outros países. “No sentido de ajudar o meio ambiente, o governo sempre dará apoio às novas idéias e projetos que melhorem a qualidade de vida de todos, tendo como sempre a visão de preservação sustentável”, finalizou Rasca. (Agência Estadual de Notícias)