MEIO AMBIENTE: Prêmio Natureza Copacol
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Pesquisar, coletar amostras e realizar diagnósticos que permitam transformar a teoria em prática, é o segundo passo a ser dado em direção à preservação do meio ambiente. Para sair do lugar, é preciso dispor de parcerias e recursos que possibilitem a viabilização das idéias. Essa realidade já pode ser comemorada pelas diversas escolas da região, classificadas e vencedoras do Prêmio Natureza Copacol. Na Semana do Meio Ambiente, as escolas Teotônio Vilela, de Cafelândia, Fernando Rossato, de Jesuítas, Santos Dumont, de Cafelândia, Benjamim Motter, de Cafelândia, Barão do Rio Branco, de Jesuítas e Rui Barbosa, de Formosa do Oeste, receberam os incentivos de R$ 3 e R$ 5 mil da Cooperativa, para colocar em prática os projetos que desenvolveram com o intuito de recuperar e preservar o meio ambiente.
Prática - O evento realizado no dia 7 de junho, na sede da Copacol, em Cafelândia, contou com a presença de autoridades locais, representantes de escolas, integrantes da comunidade e da Cooperativa. Ao todo, 12 trabalhos classificados para a última etapa, foram apresentados. Seis foram selecionados. Sensibilizada, porém, com a dedicação e disposição das escolas apenas classificadas, a Copacol já estuda a possibilidade de também contribuir para viabilizar estas ações que haviam sido planejadas. Para a representante da Escola Teotônio Vilela, Ana Cláudia de Almeida, que apresentou ao lado de outros colegas, o projeto “Proteção e Preservação de Minas D’Água”, a cooperativa está possibilitando que as ações de cunho ambiental saiam do papel e passem a fazer parte do cotidiano das pessoas. “As ações, que são caras para serem desenvolvidas por apenas um grupo, se tornam viáveis quando todos se dão às mãos”, complementa.
Exemplo - Em seu discurso, o superintendente da Regional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Toledo, Adir Parizotto, destacou que a Cooperativa é exemplo para as instituições que se utilizam apenas de discursos. “A Copacol não fica apenas na ideologia e também não promove ações ambientais, somente na Semana do Meio Ambiente. A Cooperativa é um exemplo quando se fala em prática durante o ano inteiro”, complementa. De acordo com o engenheiro agrônomo e presidente da Copacol, Valter Pitol, a responsabilidade social está intrínseca nos negócios da Cooperativa. “O nosso compromisso é levar qualidade de vida a todos e com responsabilidade ambiental”, conclui.