MEIO AMBIENTE: Workshop do Sescoop orienta projetos de MDL no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As idéias para elaboração de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) vão estar em pauta nesta quarta-feira e quinta feira (27 e 28/8) no Workshop da Região Sul do Programa de Inserção Sustentável das Cooperativas no Mercado de Carbono, lançado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento, que acontecerá na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), foi organizado pela Gerência de Mercados (Gemerc) da OCB e conta com participação dos consultores externos, especializados em projetos de MDL, Danilo Miranda, Andrey Luiz Cardoso e Vinicius Porto, da Gestão Ambiente. 

Em busca de oportunidades - Segundo o analista econômico do Sistema Ocepar e coordenador do Fórum de Meio Ambiente, "é extremamente importante termos a nossa organização maior assumindo e trazendo oportunidades para as nossas cooperativas em um tema bastante atual". Sbrissia conta que o Tratado de Quioto, oficialmente em vigor desde 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou, propõe um calendário em que os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a quantidade de gases poluentes em, pelo menos, 5,2% até 2012, em relação aos níveis de 1990. Os países signatários terão que colocar em prática planos para reduzir a emissão desses gases entre 2008 e 2012. "O Brasil já tem uma matriz energética bastante limpa, o que dificulta a implantação de projetos de MDL em larga escala, como acontece com a China e Índia, no entanto, durante o que acontecerá amanhã na Ocepar  serão apresentadas oportunidades para as cooperativas, além de serem esclarecidas duvidas que geralmente existem em relação a esse mercado", revela.

Programação - Na quarta-feira, os participantes do evento irão conhecer os levantamentos feitos durante o curso de capacitação, realizado imediatamente após o lançamento do programa, em julho deste ano, bem como a contextualização da mudança climática, MDL, oportunidades de negócio no Brasil e no mundo e as principais metodologias aplicações às unidades estaduais participantes do workshop. Já na quinta-feira (28/8), o grupo será orientado a trabalhar com o Nota de Idéia de Projeto (NIP). O mesmo evento aconteceu nos dias 12 e 13 deste mês, em Brasília (DF) para representantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. (Com informações OCB)

Conteúdos Relacionados