MELHORES EMPRESAS II: Sicredi também se destaca no ranking da revista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Além da Copacol, o Guia Você S/A-Exame - As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar trouxe também o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). O Sistema apresentou um índice de felicidade no trabalho de 72,3% e um índice de qualidade no ambiente de trabalho de 82,4%. Dos 9.418 funcionários, 89,5% disseram que se identificam com a empresa e 81,5% disseram que estão satisfeitos e motivados.  Entre os pontos fortes apurados pela pesquisa, destacam-se os cursos à distância, bastante elogiados pelos funcionários. Além disso, a companhia tem um envolvimento saudável com a comunidade e os funcionários podem receber até 15 salários por ano.

Investimento pesado - O Sistema Sicredi possui 140 filiadas e mais de 1000 pontos de atendimento em 850 municípios do país. O Guia Você/AS- Exame destacou que é a Confederação Estadual das Cooperativas ligadas ao Sicredi, com sede em Porto Alegre (RS), que dá suporte a todas as filiadas. Essa dispersão geográfica é o que mais preocupa a área de recursos humanos. A empresa dá o tom na gestão das pessoas, mas cada entidade aplica os programas da forma e no tempo mais oportuno, o que gera falta de unidade entre elas. Benefícios como auxílio para estudos e plano odontológico não são oferecidos a todos. O mesmo vale para o desenvolvimento dos funcionários. A avaliação de desempenho e o recrutamento interno não são bem estruturados nem atingem todas as filiais. Os critérios para promoção não são claros e os empregados não conhecem suas chances na companhia pela falta de um plano de carreira. Os treinamentos, por sua vez, são muitos. Alguns cursos são presencias, mas a maioria ocorre a distância, pela intranet.

Informação - O Sicredi preza pela boa informação. Todos os dias as equipes recebem notícias sobre outras unidades e comunicados sobre os resultados. Dois outros motivos de satisfação do time são a remuneração (podem receber até 15 salários por ano) e o bom relacionamento com as comunidades, especialmente nas cidades menores. Há festas e campanhas locais para arrecadação de agasalhos, sangue e comida, além de projetos em escolas públicas.

Conteúdos Relacionados