MERCADO: Fórum da Ocepar aborda medidas estruturais, Plano Safra e preços agropecuários

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Apesar da crise e de algumas previsões mais pessimistas feitas por analistas, o assessor especial para Agricultura do Ministério da Fazenda, José Gerardo Fontelles, e José Maria dos Anjos, diretor da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, apostam num cenário mais favorável para a agricultura em 2007. Os dois foram palestrantes, ontem (25/08), do Fórum de Mercado e Financeiro realizado pelo Sistema Ocepar, na sede da entidade, em Curitiba. Fontelles disse que os indicadores estão melhores. E José Maria dos Anjos avalia que os custos de produção devem cair. Ele lembrou da questão cambial, afirmando que os produtores estavam plantando com custos altos e vendendo com preços baixos. Mas devem plantar agora com custos mais baixos e vender dentro de um equilíbrio. Além disso, afirmou o diretor da SPA, não deve haver uma redução muito grande da área plantada. A abertura do evento foi feita pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que informou da reunião do presidente Lula com os dirigentes cooperativistas, em Foz do Iguaçu, que acontecia paralelamente ao fórum. Participam do fórum, que se encerra no final desta tarde, cerca de 100 pessoas, entre representantes das cooperativas, de bancos e de instituições ligadas ao agronegócio. Os objetivos principais do evento são analisar as tendências da safra 2006/07 e avaliar os efeitos positivos das medidas governamentais de apoio ao setor.

Medidas estruturais – Fontelles disse que as medidas emergenciais praticamente foram concluídas e as estruturais ainda estão em curso, apenas uma parte delas foi alcançada. Em sua palestra, ele abordou as medidas estruturais para o agronegócio. Ele destacou as ações do Grupo de Trabalho e disse que a proposta de captação de recursos externos para o agronegócio, defendida pelo Paraná, está sendo estudada. Fontelles disse que muitas reivindicações já foram atendidas, mas outras demandam análise e sua implementação ainda está sendo avaliada. Uma das questões que já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com CDA (Certificado de Depósito Agropecuário).

Comercialização e Plano Safra – José Maria dos Anjos falou sobre o tema Políticas Governamentais de Apoio à Comercialização e Plano Safra 2006/07. Entre outros pontos, ele comentou os novos instrumentos de financiamento privado ao agronegócio, que visam complementar o crédito oferecido pelo governo. Como um dos exemplos foram citados os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). À tarde, o palestrante será Flávio França Júnior, da Safras & Mercados, que falará sobre as tendências de comercialização e preços. O gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sistema Ocepar, Gerson Lauermann, fará uma análise dos indicadores das cooperativas de produção agropecuárias. 

Conteúdos Relacionados