MERCOSUPER 2011: Cooperativas divulgam produtos de varejo no evento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Quatro cooperativas do Paraná participam da Mercosuper 2011 - 30ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, iniciada nesta segunda-feira (11/04), às 14h, no Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O evento prossegue até quarta-feira (13/04). A Coamo, de Campo Mourão; Copacol, de Cafelândia; Frimesa e Lar, de Medianeira, estão divulgando diversos produtos de varejo. O setor vem investindo de forma crescente na industrialização da produção recebida de seus cooperados, verticalizando seus processos, gerando mais agregação de valor e fortalecendo suas marcas. Atualmente, as vendas no varejo já representam cerca de 25% do faturamento das cooperativas agropecuárias do Estado, de acordo com dados da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec).
A Mercosuper - Nesta edição, a Mercosuper está comemorando seu 30º aniversário em parceria com seus expositores. O evento é promovido pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e vai reunir indústrias brasileiras e também multinacionais, os principais compradores do varejo paranaense e profissionais de renome para ministrar palestras motivacionais e técnicas, além de apresentar suas melhores projeções em número de expositores e visitantes. Nos últimos 10 anos, a feira cresceu 84% em área de exposição e mais 317% em número de visitantes.
Crescimento - A organização espera crescer 5% em área de exposição em relação a 2010, fechando assim os 26 mil metros quadrados do pavilhão do Expotrade. São esperados nos três dias de feira 50 mil pessoas para visitar os 285 expositores e assistir às dezenas de palestras com especialistas do varejo. Para Pedro Joanir Zonta, presidente da Apras, o momento histórico reafirma os trabalhos desenvolvidos pela entidade em favor de benefícios que atendem as necessidades diretas dos consumidores. "Entendemos a Mercosuper como uma excelente oportunidade para os supermercadistas paranaenses negociarem com a indústria as melhores e exclusivas propostas preparadas especialmente para a feira", afirma.
Produtos orgânicos - Em 2011, a Feira de Produtos Orgânicos, agora sob direção da Apras, deve apresentar as tendências para esse mercado em volumoso crescimento. O projeto de responsabilidade social conhecido como Apras Mulher, vai dar continuidade ao trabalho iniciado em 2007 com o recolhimento de doações para instituições beneficentes de Curitiba e região. E, em parceria com empresas do ramo de reciclagem, a Mercosuper vai promover 100% de reaproveitamento dos materiais não-orgânicos da feira. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Mercosuper 2011)