MÍDIA COOPERATIVA: Copacol completa 44 anos com planos de crescimento
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os 44 anos da Copacol, comemorados no dia 23 de outubro, foram o principal destaque da revista da Copacol, edição de outubro. Ao falar sobre o assunto, o diretor presidente da Cooperativa, Valter Pitol, disse que, com o mesmo objetivo com que deu os seus primeiros passos, a Copacol continua a investir em um crescimento integrado. Prova disso é a ampliação do Abatedouro de Aves, que além do aumento da capacidade de estocagem, contempla o aumento do número de aves abatidas diariamente de 279 mil para 300 mil aves/dia, a partir do próximo ano.
Geração de trabalho e renda - Os investimentos na psicultura como uma nova alternativa de renda para os associados, também propõe um crescimento integrado entre a Cooperativa, associados e colaboradores. O Abatedouro de Peixes em Nova Aurora deverá abater 2.640 toneladas de tilápias ao ano, industrializando 10 toneladas de peixe por dia. "Iniciando a construção do Abatedouro de Peixes e ampliando o Abatedouro de Aves, esperamos oportunizar cada vez mais sustentação aos associados, uma maior geração de empregos para os colaboradores e um maior fortalecimento aos municípios", comentou Valter Pitol.
Cooperativa é referencia nacional - Com mais de 5 mil colaboradores, trabalhando em diversos setores e mais de 4,2 mil associados, a Copacol foi fundada em outubro de 1963, fruto da união do seu fundador Padre Luis Luise e de mais 32 agricultores oriundos dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No decorrer dos anos, acumulou conquistas e se tornou referência como uma das melhores empresas do agronegócios do país.
Responsabilidade social - As ações de responsabilidade social da Copacol não poderiam ficar de fora das notícias que destacam os 44 anos da Cooperativa. Batizado de DNA Copacol 1/40/5, o projeto estratégico da Copacol tem como meta chegar a um faturamento de R$ 1 bilhão (Desempenho) em 2008, recuperar a mata ciliar em 40 rios, córregos e nascentes presentes em sua área de atuação (Natureza) e ainda, promover a aliança entre associados, colaboradores e comunidade, incluindo ações de integração envolvendo mais de 5 mil crianças (Aliança). Primeira empresa do setor agroindustrial do país a aderir ao Pacto Global estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu os 8 jeitos de Mudar o Mundo, a Cooperativa vem contribuindo para acabar com fome e a miséria do mundo, vem proporcionando mais qualidade de vida às pessoas por meio da preservação ambiental e vem contribuindo com a educação básica de qualidade para todos por meio de seus projetos sociais. A adesão ao Pacto Global aconteceu em 2004 e a iniciativa está ligada ao pioneirismo da Cooperativa.