MÍDIA COOPERATIVA I: Corol, 44 anos de muitas realizações
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O aniversário de 44 anos da Corol Cooperativa Agroindustiral, comemorados no dia 30 de outubro, foi um dos destaques do Informativo da Corol, edição de setembro/outubro. A publicação ressaltou as inúmeras conquistas voltadas para a difusão de novas tecnologias, implantação de agroindústrias, oferta de oportunidade de diversificação no campo, entre outras realizações, que têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social dentro da área de atuação da cooperativa. Buscando um crescimento sustentável, baseado no planejamento e organização, a Corol conta hoje com cerca de 8 mil associados e emprega mais de 3 mil pessoas. São muitas atividades que, conjuntamente, geram riqueza para o campo e para a cidade.
Meio Ambiente - Ao lado do campo econômico e social, ano a ano, a Corol tem avançado em práticas preservacionistas. A adoção dessa política tem feito toda a diferença. Tanto que foi criado o Comitê Ambiental envolvendo as suas agroindústrias, os 34 entrepostos e todos os demais departamentos. O objetivo do Comitê é uniformizar as ações. Além de ações voltadas para o recolhimento de embalagens de agroquímicos, a cooperativa dá ênfase especial na orientação acerca do uso racional dos defensivos agrícolas, além de incentivar o programa de conservação do solo.
Energia limpa - A fabricação de sucos, cuja produção é exportada para os mais exigentes mercados, e a produção de álcool como energia limpa, atividade que iniciou há 25 anos, muito antes da febre na produção de biocombustível, foram lembradas como exemplo de desenvolvimento da cooperativa. Em relação à produção de álcool, a partir do próximo ano, a usina instalada em Rolândia irá produzir 2,3 milhões de sacas de açúcar e 45 milhões de litros de álcool. Com o aproveitamento da vinhaça é possível fertiirrigar 4 mil hectares, promovendo a fertilidade do solo e diminuindo a adubação química. A geração de energia a partir da biomassa é outra realidade na unidade da Corol. Com investimentos que estão sendo feitos em uma caldeira de 65 bar 480ºC e em turbo gerador de 25MW/h, essa planta industrial terá um excedente de 19MW/h de energia para venda.