MÍDIA COOPERATIVA I: Jornal Coamo conta história de imigrantes japoneses
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os 100 anos da imigração japonesa no Brasil é o tema central da edição de maio/2008 do Jornal Coamo. Uma reportagem especial percorreu diversas regiões da área de atuação da cooperativa para reviver um pouco da trajetória desses nipo-brasileiros com enfoque em aspectos distintivos, abrindo o álbum das famílias para tentar compreender os elementos orientais e brasileiros que estão presentes neste intercâmbio que não parou mais de crescer, seja nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. "A idéia é valorizar toda a colônia japonesa no Brasil. E como temos muitas famílias que fazem parte desta história entre os nossos cooperados, decidimos homenagear estes pioneiros que também ajudaram a desenvolver o nosso país", explica o diretor-secretário da Coamo, Ricardo Acciolly Calderari.
Tradição - As vésperas da celebração do centenário da imigração a comunidade Nikkei, no Brasil, ainda cultiva tradições trazidas na bagagem e comemora a permanência e o desenvolvimento no país que os acolheu, sempre valorizando a terra e a família, em busca de uma vida melhor em solo brasileiro. Caminho aberto em 18 de junho de 1908, quando chegou ao porto de Santos, o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, e, assim, inaugurando uma nova era para os dois países, até então opostos, geográfica e culturalmente.
Outros destaques - O Jornal da Coamo traz ainda a matéria "Arte feita à mão", em que trata das fibras retiradas do caule da bananeira e que rendem trabalho artesanal e dinheiro para a família Kurten, na região de Ivaiporã. Em Engenheiro Beltrão, o casal Ricardo e Maria Solange Biff também aproveitam gomos de bambu para criar diversas peças de artesanato. Já a matéria "Fertilidade na medida certa", mostra que o exemplo do cooperado de Abelardo Luz que investe para fazer o ajuste fino da correção da fertilidade, economizando de forma eficiente. Outros destaques do jornal são as matérias "Light, a mais nova margarina da Coamo" e "Leite por opção e prazer no trabalho". A versão eletrônica do Jornal Coamo já está disponível na Internet e pode ser acessada no seguinte endereço: www.coamo.com.br/jornalcoamo. (Imprensa Coamo)