MÍDIA COOPERATIVA II: Castrolanda amplia Projeto Cordeiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Desenvolvido desde 2005 e envolvendo 25 produtores associados, o Projeto Cordeiro da Cooperativa Agropecuária Castrolanda agora passa a receber novos criadores interessados na expansão do projeto. No início do projeto eram abatidos 10 animais por semana; hoje são 70 em média. O atual rebanho dos associados é de 7 mil matrizes, permitindo o abate de 10 mil  animais por ano. A cooperativa estima que em 2010 as matrizes cheguem a 10 mil, permitindo o abate de 15 mil animais/ano.

Qualidade - A implantação de um rígido programa de qualidade na produção dos cordeiros, envolvendo o gerenciamento técnico e econômico, é o caminho para o sucesso do programa. Os cordeiros são produzidos a pasto, sem confinamento, com alimentação balanceada e de elevado valor nutritivo. Isso garante a produção de carne de cor rosa viva, moderado percentual de gordura e ótima maciez. Os animais são comercializados com 90 a 120 dias e  peso entre 38 a 42 quilos.

Cortes para o mercado - Cerca de 15% da carne de cordeiro do projeto é vendida em cortes, o que facilita sua aceitação pelas donas-de-casa. A meta da cooperativa é destinar 50% para corte, que é feito segundo o modelo francês. Inicialmente a venda era feita apenas em carcaça, o que dificultava o acesso de muitos consumidores à carne.  (Castrolanda Notícias)

Conteúdos Relacionados