MÍDIA COOPERATIVA II: Dez anos de crescimento da Frimesa
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Um das maneiras mais eficazes de medir o desempenho de qualquer empresa é por meios dos números. Aplicada à Frimesa, essa regra mostra crescimento real médio de 14% ao ano na receita de vendas e 7,3% no volume de produção, avaliando os anos de 1997 a 2007. Matéria publicada na Revista Frimesa, edição de julho/agosto 2008, mostra que em seis anos a cooperativa mais que dobrou o seu tamanho: saiu de um faturamento de R$ 161,1 milhões para R$ 583,4 milhões. O incremento de R$ 422,3 milhões representa um crescimento acumulado de 262,2%, bem acima do INPC do período que é de 103%. Isso significa um ganho real de 159%.
Industrialização de derivados - Parte desse resultado é atribuída ao volume de industrializados de derivados de carne suína e leite que saltou 81%, passando de 129,9 mil para 234,8 mil toneladas por ano. Outro reflexo da evolução é a estratégia de se dedicar à industrialização de produtos com maior valor agregado. Para isso, investiu no período R$ 125,8 milhões nos parques fabris, a maior parte disso aplicado em tecnologia e inovação dos processos. O resultado pode ser comprovado no portfólio de produtos comercializados, o qual subiu de 141 para 313 itens. A Frimesa também ganhou prestígio no varejo, assim como conquistou uma fatia generosa do mercado. Na última pesquisa de marcas, divulgada em junho pela Revista Supermercado Moderno, 15 produtos da Frimesa são citados pelos supermercadistas como as marcas mais vendidas em cada área geográfica. Não é só no campo financeiro que a Frimesa soma ganhos. A indústria de Marechal Cândido Rondon e os procedimentos da sede administrativa são certificados com a ISSO 9001:2000 e seguem os padrões internacionais de qualidade. Recebeu ainda quatro títulos dos supermercadistas paranaenses como a melhor empresa de frios e laticínios do estado, nos anos de 2000, 2001, 2004 e 2005. No ranking do agronegócio, a Frimesa saltou da 260ª posição para 119ª. É a nona empresa de abate suíno e a 13.ª em volume de leite recebido. O queijo Parmesão, produzido pela Frimensa venceu recentemente um concurso nacional, do Instituto Cândido Toestes de Minas Gerais, como o "melhor queijo parmesão" do Brasil.
Gestão - Produzir, garantir ganhos e agregar valor aos produtos são os desafios constantes da Frimesa Cooperativa Central. Os expressivos valores conquistados mostram a decisão acertada da diretoria e do conselho de administração ao mudar o modelo de gestão, no mesmo período em que a economia brasileira se ajustava ao novo mercado globalizado. Nos últimos dez anos, a Frimesa vem sendo administrada por uma gestão enxuta e profissional, com esforços centrados na industrialização e comercialização de derivados de carne suína e leite com uma marca forte, capaz de viabilizar o campo.