MILHO E SORGO: ABMS encerra Congresso em Londrina e elege nova diretoria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o tema central "Agroenergia, produção de alimentos e mudanças climáticas: desafios para milho e sorgo" terminou na quinta-feira, dia 4.09, o 27º Congresso Nacional de Milho e Sorgo realizado em Londrina, no Paraná. Com quase mil congressistas inscritos, 70 palestras, o III Simpósio sobre a Lagarta-do-Cartucho, um Workshop sobre Manejo e Etiologia da Mancha Branca do Milho e um número recorde de 600 trabalhos pôsteres inscritos e apresentados, o presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), Paulo César Magalhães, que deixou o cargo durante o evento, se diz satisfeito com os resultados do Congresso: "Não poderia ser melhor. Tivemos um alto índice de participações, com os melhores palestrantes e estandes das principais empresas".

Avaliação - Segundo o presidente da comissão organizadora do congresso, o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) Rodolfo Bianco, a avaliação é das mais positivas. "A sensação é de missão cumprida. Conseguimos realizar um congresso agradável com destaque para a integração entre os participantes", diz ele. "Os temas do encontro foram ricamente abordados, trazendo mais luz a assuntos tão atuais como agroenergia, relação da produção de energia e de alimentos, além do desafio do milho, frente às mudanças climáticas", reiterou o pesquisador.

Eleição - Durante o evento foi eleita a nova diretoria da ABMS, em Assembléia. No total são 15 integrantes das regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste que tomaram posse (vide lista no final). Na presidência ficou Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo, para a gestão 2008/2010. O presidente que deixou o cargo, Paulo César Magalhães ressaltou o progresso da Revista Brasileira de Milho e Sorgo, publicação técnico-científica da instituição que busca atingir a classificação A no Sistema Qualis da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Metas - A nova diretoria da ABMS já estabeleceu algumas metas para os próximos dois anos de gestão. De acordo com o novo presidente, Ivan Cruz, será dada atenção especial à Revista Brasileira de Milho e Sorgo, que este ano completa seis anos. "Queremos incentivar as publicações e abranger a América Latina", explica. Os eventos científicos também estão na lista de prioridades de Cruz. A idéia é criar novos encontros regionais que tratem de assuntos de interesse de produtores e pesquisadores, como pragas e programas de manejo integrado na cultura do milho. A Assembléia da Associação Brasileira de Milho e Sorgo definiu também o local do próximo Congresso, o 28º CNMS, que será realizado em 2010. O local escolhido foi a cidade de Goiânia (GO).

Nova diretoria - Presidente: Ivan Cruz; Vice-Presidentes: Walter Fernandes Meirelles, Embrapa (Sul), Aildson Pereira Duarte, APTA, Assis-SP (Sudeste), Cleso Antônio Patto Pacheco, Embrapa Aracaju, SE (Nordeste), Fernando Simões Gielfi, UFG, GO (Centro-Oeste); Secretário: Décio Karam, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG; Tesoureiro: Paulo César Magalhães, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG; Conselho Fiscal: Jason de Oliveira Duarte, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG; João Carlos Cardoso Galvão, UFV, Viçosa-MG, Rodolfo Bianco, IAPAR, Londrina-PR; Conselheiros: Alfredo Tsunechiro, IEA, São Paulo-SP, Alberto Sérgio do Rego Barros, IAPAR, Londrina-PR, Maria Elisa Zagatto Paterniani, IAC, Campinas-SP, Glauco Vieira Miranda, UFV, Viçosa-MG, Antonio Álvaro Corsetti Purcino, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG.

Conteúdos Relacionados