MILHO SAFRINHA I: Mapa atende pleito da Ocepar e prorroga data de plantio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar João Paulo Koslovski recebeu nesta quarta-feira (20/02), ofício 92/2008 enviado pelo Ministério da Agricultura, informando de que a solicitação feita pela entidade, para que fosse prorrogada as datas de plantio do milho 2ª safra (milho safrinha) em alguns municípios paranaenses foi atendida. Esta decisão também consta da Portaria 256, do Mapa, publicada hoje (20/02) em Diário Oficial. A extensão do prazo vale para as variedades de sementes de milho de ciclo precoce e superprecoce. Estas sementes têm ciclo variável entre 100 e 120 dias, enquanto o ciclo das convencionais dura de 140 a 150 dias. Esta alteração foi solicitada pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, diretamente ao Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Koslovski faz questão de ressaltar o importante apoio dado pelo secretário da Agricultura, Valter Bianchini, e pelos diversos órgãos da Seab e do próprio Iapar para o Mapa assim o fizesse. Segundo Koslovski este pedido se fez necessário devido ao atraso do plantio da safra de verão (2007/08), ocasionado pela estiagem, que atingiu o Estado entre outubro e novembro do ano passado.

Avaliação - A Ocepar solicitou prorrogação do prazo em dois decêndios (20 dias) para 103 municípios paranaenses. Desses, 63 municípios obtiveram a prorrogação do plantio pelo prazo de 20 dias e 23 localidades obtiveram extensão do prazo em 10 dias. Devido ao alto risco de perdas na produção, 17 municípios não tiveram autorização para ampliar o prazo de plantio. "A colheita (da safra de verão) está começando agora, mais tarde do que o normal e acreditamos que 20 dias são suficientes para que todos os agricultores consigam fazer o plantio", justificou Flávio Turra, gerente Técnico e Econômico da Ocepar. Segundo Turra, o alongamento do prazo para o plantio é importante para os produtores porque garante a eles amparo do crédito rural ou seguro rural, propiciando que os agricultores invistam mais em tecnologia. Clique aqui e veja a relação completa dos municípios envolvidos.

Determinação - De acordo com o Mapa, a liberação de seguro rural ou do Proagro (crédito oficial do governo) só será feita se os agricultores seguirem as regras do zoneamento agrícola, uma vez que o período definido é considerado de menor risco de perdas para a cultura. O zoneamento é definido através de um estudo técnico que analisa separadamente as condições de cada município conforme histórico climático, média de temperaturas, ocorrência de geadas, tipo de solo e altitude.

Previsão - Para esta safra a estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab é de um aumento de 8% na área plantada de milho safrinha, atingindo 1.603 milhão de hectares. Se o clima for favorável, a estimativa é de uma produção 16% maior do que o colhido na safra anterior atingindo 6.336 milhões de toneladas. A cultura já foi semeada em 9% da área estimada e, por enquanto, está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, onde é feito o plantio de milho sobre as lavouras de feijão. Os bons preços do milho e a boa comercialização têm atraído os agricultores. (Com informações da Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados