MULTICOOP: Sistema Ocepar conclui curso de formação de multiplicadores
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O curso para formação de multiplicadores em cooperativismo - Multicoop, promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em Curitiba, termina nesta sexta-feira (19/03), às 17 horas. Iniciado na segunda-feira (15/03), com a presença de trinta profissionais selecionados por nove cooperativas agropecuárias paranaenses, vai totalizar carga horária de 40 horas/aula com a programação voltada à aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre cooperativismo; mostrar a importância do setor para o desenvolvimento social e econômico da sociedade e prepará-los a disseminar essas informações entre diferentes públicos, como pessoas da comunidade que apresentam perfil para se tornarem novos cooperados, além dos associados já existentes e colaboradores das cooperativas. Segundo o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, com essa iniciativa, a meta é motivar a adesão de novos sócios, melhorar a fidelidade do quadro social e o entendimento com relação à finalidade da cooperativa entre os colaboradores e cooperados.
Subsídios - Na avaliação do engenheiro agrônomo e supervisor do departamento agronômico da cooperativa C.Vale, com sede em Palotina, Dirceu Fruet, o curso superou as expectativas. Ele trabalha há seis anos e meio na unidade e acredita que as informações obtidas no curso forneceram importante subsídio para sensibilizar os demais colaboradores sobre os valores e princípios do cooperativismo e apresentar para a sociedade o papel e a importância do trabalho desenvolvido pelas cooperativas. "O curso foi, no mínimo, excelente pois refinou e intensificou o conhecimento que já possuíamos sobre o cooperativismo. Isso vai nos auxiliar bastante em nossa argumentação como multiplicadores junto aos demais colaboradores e produtores cooperados ou não", afirmou.
Tranquilidade - Para o jornalista Marçal Siqueira, o Multicoop despertou sua paixão pelo cooperativismo. "E quando a gente se apaixona, quer entender melhor o tema, e o curso permitiu isso. Agora, me sinto tranqüilo para sentar diante de diferentes públicos e atuar como multiplicador do cooperativismo", disse. Há sete meses coordenando as áreas social e de comunicação da cooperativa Cocamar, com sede em Maringá, Marçal já havia participado de um curso básico sobre o cooperativismo. Com a atual formação, essas informações foram complementadas, proporcionando-lhe mais segurança para tratar sobre o assunto. "Ficou mais claro como o cooperativismo se estrutura e os benefícios que traz para a sociedade, possibilitando-nos atuar como agentes transformadores", acrescentou.
Contexto - Já o engenheiro agrônomo Paulo Brunetto, que trabalha há seis anos na área de assistência técnica da cooperativa Copagril, com sede em Marechal Cândido Rondon, considera que o curso contribuiu para contextualizar seus conhecimentos . "Proporcionou noções mais concretas sobre o cooperativismo. Antes, eu via a cooperativa isoladamente mas agora estou mais consciente de que ela faz parte de um sistema que conta, inclusive, com um representes no âmbito estadual, nacional e até internacional, a ACI (Aliança Cooperativa Internacional) - todas trabalhando pelo desenvolvimento do setor", disse. Brunetto também afirmou que se sente motivado a atuar como multiplicador. "Vamos fazer uma síntese dessas informações e repassá-las aos públicos-alvo", completou.