NEGÓCIOS: Perdigão adquire ações da Batávia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Perdigão concluiu ontem (28/11) a compra da indústria de laticínios Batávia, localizada em Carambeí, na região dos Campos Gerais. A operação de compra de 49% das ações custou R$ 155 milhões. Os papéis pertenciam às cooperativas Agromilk, do oeste catarinense, Castrolanda, de Castro, Batavo, de Carambeí, e Capal, de Arapoti. A Perdigão já possuía 51% das ações da Batávia, marca que detém 13,3% do mercado nacional em seu segmento. As ações foram adquiridas da nova Parmalat em maio do ano passado por R$ 101 milhões.

Crise em 2005 - Com sede em Carambeí, a Batávia emprega 1,7 mil funcionários. A empresa passou por uma forte crise em 2005, provocada pela crise da italiana Parmalat, na época sua acionista majoritária. Após uma disputa judicial em que as cooperativas locais que estavam no seu controle provaram que a Parmalat estava levando a Batávia ao prejuízo, a empresa italiana foi afastada do controle das operações.

Plano de reestruturação - "A venda faz parte do plano de reestruturação da Batávia. As cooperativas investiram muito dinheiro para recuperar a produção e a credibilidade da empresa após a crise de 2005 e agora encerramos esse trabalho", comenta o advogado das cooperativas, Marcelo Bertoldi, que intermediou a transação. Bertoldi conta que a negociação vinha sendo feita há mais de três meses e só se concretizou após as partes chegarem a um acordo sobre valores. A Perdigão não se pronunciou sobre a compra. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados