Encontro debate representação política com lideranças do cooperativismo paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o intuito de promover a compreensão das expectativas de cooperativas do Paraná e apresentar o cenário político atual, o Sistema Ocepar promoveu, na manhã dessa sexta-feira (23/05), a 1ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Política. O encontro foi realizado de forma online e contou com a presença de mais de 60 pessoas.
Na abertura, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, falou sobre a relevância das ações de representação. “Esse assunto é fundamental. Sem esse trabalho, a gente teria pouca chance de conquistar aquilo que legitimamente merecemos. Hoje o cooperativismo brasileiro é uma força. Nosso trabalho passa pelo fortalecimento do nosso modelo de negócio através da promoção da participação e conscientização política do público cooperativista”, pontuou.
Ricken contou que o Programa de Educação Política do Sistema Ocepar é referência e muito bem-visto por outras instituições. “Várias federações do G7 (grupo de representação do setor produtivo e empresarial do Paraná) gostariam de fazer o que nós fazemos. Nós temos estratégia para valorizar o cooperativismo e temos que trabalhar em nossa defesa, para ter um ambiente propício de desenvolvimento.”
Ações OCB
A superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tania Zanella, deu detalhes sobre atuação na defesa de pautas nacionais do cooperativismo. Ela contou que, atualmente, 22 organizações estaduais participam desse trabalho de rede. É um programa cíclico. Ele começa com as nossas necessidades e finaliza com o reconhecimento. Estamos vivenciando um momento político completo, mas a gente precisa encontrar caminhos para fazer a diferença.”
A superintendente comentou sobre a oportunidade do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU. “É um ano de ações. Precisamos divulgar a diferença que o cooperativismo tem na ponta, que ele faz diferença nessa sociedade tão machucada. Mais que comemorar, a gente vai deixar legado”, afirmou.
Segundo ela, a OCB deve levar ao Congresso Nacional um projeto para que o cooperativismo seja reconhecido como forma de Manifestação Cultural Nacional. Junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o objetivo é buscar reconhecimento do cooperativismo como Patrimônio Imaterial do Brasil.
Para finalizar, Tania comentou sobre pautas cooperativistas defendidas junto a agentes políticos, como o Plano Safra, pleitos das cooperativas de crédito, bem como acompanhamento da Lei Geral de Licenciamento Ambiental, por exemplo.
Educação Política no Sistema Ocepar
A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva, apresentou o programa de Educação Política e contou as principais ações planejadas. Em sua fala inicial, ela deu boas-vindas aos novos integrantes do grupo. “Essa trajetória do programa de Educação Política começou em 2018, em um projeto piloto com a OCB. Em 2022, nos organizamos de forma mais estratégia e seguimos com ações permanentes em 2023. Também tivemos ações nas eleições municipais de 2024 e agora estamos estruturamos o plano para 2026. A preparação para eleição já começou”.
O engajamento das cooperativas, conforme explicou a coordenadora, é primordial. “Não adianta a OCB, a Ocepar fazer esse trabalho, se não houver o envolvimento das cooperativas. Vocês sabem os temas importantes, sabem a melhor forma de se comunicar com os cooperados. Nós contamos com o apoio de vocês.”
O analista de Relações Institucionais, Diogo Tavares, demonstrou algumas ações de acompanhamento do programa. Ele também trouxe um panorama sobre a representação partidária dos parlamentares, explicando a importância das legendas em todo esse processo. “Não existe como ser candidato no Brasil sem ser filiado a um partido político. Por isso, fazemos esse recorte no nosso monitoramento. Também acompanhamos a atuação específica dos parlamentares que compõem Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional). São informações valiosas para entendermos o cenário político.”
No final da apresentação, a coordenadora de Relações Institucionais convidou os integrantes do Grupo de Educação Política para evento que será realizado, em Curitiba, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas e aos 100 anos da Frísia. “No dia 7 de julho, teremos uma grande ação, com sessão solene na Assembleia Legislativa, com apoio do presidente Alexandre Curi e de outros deputados. Também teremos uma exposição no Palácio Iguaçu, que deve contar com a presença do governador Ratinho Junior e de outras autoridades. Todos estão convidados.”
Participações
O diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek, comentou sobre a relevância das atuações. “Vamos nos preocupar com o nosso cooperado. Se a gente conseguir passar a mensagem para ele, temos um público enorme. O programa está muito bem estruturado. Precisamos divulgar as ações dos parlamentares para que essas informações cheguem ao grande público. Isso dá credibilidade.”
O presidente da Dental Uni, Luiz Humberto Souza Daniel, também deu seu depoimento. “Participar de um evento na Ocepar, onde havia várias OCEs estaduais. Uma das pautas que tratamos foi a importância do feedback de acompanhamento do trabalho parlamentar. Precisamos saber sobre a atuação nas pautas do cooperativismo, mas também de outras pautas importantes que envolvam a sociedade”, pontuou.
O presidente da Castrolanda Willem Bouwman realizou um comentário ao final da reunião. “Temos que levar nossos desejos, nossas pautas para sociedade. É papel nosso, capitaneando pela Ocepar, fazer esse trabalho bem-feito. Importante também essa atuação municipal, junto à prefeitura, especialmente defendendo o cooperativismo.”
Também fizeram contribuições no evento o consultor cooperativista da Sisprime, Haroldo Espínola Filho, a vice-presidente do Conselho de Administração da Sicoob Central Unicoob, Solange Pinzon de Carvalho Martins, e a assessora da diretoria da Primato, Cassia Polachini.
O evento contou também teve a presença do diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.